Portabilidade de dívidas para o Crédito do Trabalhador está disponível a partir desta sexta-feira – Foto: Adriana Tofetti/Ato Press/Estadão Conteúdo/ND
Trabalhadores com crédito consignado antigo ou crédito direto ao consumidor podem migrar suas dívidas para o Crédito do Trabalhador a partir desta sexta-feira (16). O consignado CLT fornece crédito com taxas de juros mais baixas.
Anteriormente, a troca de dívidas só podia ser feita dentro da mesma instituição. A portabilidade já está disponível nos mais de 70 bancos habilitados no programa, em seus aplicativos e sites.
Em média, o crédito direto ao consumidor tem juros de 7% a 8% ao mês. No Crédito do Trabalhador, as taxas estão um pouco acima de 3% ao mês, com alguns bancos cobrando 1,6% ao mês.
Conforme a medida provisória que lançou o Crédito do Trabalhador, a redução dos juros na troca de dívida é obrigatória. O trabalhador contrata um empréstimo consignado pelo serviço e quita a dívida anterior. Caso tenha margem consignável, pode pedir novo crédito.
“A intenção é que o trabalhador possa reduzir a taxa de juros da sua dívida original e, caso tenha margem consignável, aumentar o valor do novo empréstimo. ”, afirmou o Ministério do Trabalho e Emprego em nota.
Crédito consignado CLT permite empréstimos com menores taxas de juros – Foto: Divulgação/ND
Como funciona o consignado CLT
No aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados, como CPF, tempo de empresa e margem disponível para crédito;
Em até 24 horas, instituições financeiras enviam ofertas de crédito;
O trabalhador escolhe a melhor proposta, com juros menores;
As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento;
Até 35% da renda mensal podem ser comprometidos com o empréstimo;
Como pedir a portabilidade
Verifique se o banco de destino da portabilidade oferece o novo consignado CLT;
Peça a portabilidade nos canais digitais da instituição (site ou aplicativo);
A nova instituição quita a dívida anterior e assume o crédito automaticamente, com os juros e os prazos da nova linha;
Nessa etapa, porém, a migração ainda não está disponível na Carteira de Trabalho Digital, apenas nos canais dos bancos.
O que é o consignado CLT
O Crédito do Trabalhador, ou consignado CLT, autoriza empréstimo descontado em folha de pagamento para trabalhadores com carteira assinada. A medida inclui empregados domésticos, trabalhadores rurais e funcionários de microempreendedores individuais.
Programa é voltado para disponibilização de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A prestação mensal não pode ultrapassar 35% do salário do trabalhador. No momento da solicitação, o trabalhador pode optar por autorizar o uso de 10% do FGTS como garantia, 100% da multa rescisória ou outras garantias.
A instituição financeira avaliará dados como tempo de serviço e salário do trabalhador para decidir se concederá o crédito. Caso o trabalhador desista do empréstimo, ele tem 7 dias corridos, a partir do recebimento do crédito, para devolver o valor total recebido das instituições financeiras.