O golpe da CNH tem enganado muitos motoristas com mensagens falsas e sites fraudulentos – Foto: Freepik/Canva/ND
Os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de todo o país emitiram um alerta sobre um novo golpe que utiliza indevidamente o nome do órgão.
Conhecido como golpe da CNH, criminosos têm enviado mensagens de texto a motoristas informando sobre supostas suspensões ou cassações da Carteira Nacional de Habilitação.
Como o golpe da CNH funciona
Muitos estados brasileiros já registraram casos do golpe da CNH – Foto: Reprodução/ND
Segundo informações da Agência Brasil, os criminosos enviam, por SMS, WhatsApp ou e-mail, mensagens com links para sites fraudulentos, com nomes semelhantes ao site oficial do governo federal, o gov.br.
As mensagens geralmente “informam” que a pessoa possui uma infração a ser paga com urgência, que sua CNH será cassada, ou solicitam dados pessoais para finalizar um suposto cadastro não finalizado.
Confira como o golpe é feito:
1
3
Padrão de mensagem enviada pelos golpistas – Reprodução/Detran DF
2
3
Padrão de mensagem enviada pelos golpistas – Reprodução/Detran DF
3
3
Padrão de mensagem enviada pelos golpistas – Reprodução/Detran DF
O Detran-PR e o Detran-DF, entre outras unidades, ressaltam que o órgão não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação para tratar de processos de suspensão, cassação ou cobranças.
Eles esclarecem que as notificações verdadeiras sobre processos são enviadas de forma oficial, seja por cartas com identificação dos Correios, publicadas no Diário Oficial do Estado, ou, para quem optou por isso, pelo SNE (Sistema de Notificação Eletrônica).
O que fazer em caso de dúvida?
Se tiver dúvidas, o motorista deve acessar o site oficial do Detran do seu estado (confirme se o endereço termina com “.gov.br”) ou ir a uma unidade do Detran.
Também é possível consultar informações pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Prevenção ao Golpe da CNH
O Detran recomenda sempre conferir o nome do site antes de acessar – Foto: Freepik/ND
A principal dica é não clicar em links suspeitos que chegarem por mensagem.
O Detran-PR alerta que o golpe da CNH já aconteceu em vários estados do Brasil, como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, e muitos outros.
Lembre-se! “O Detran não solicita pagamentos por aplicativos de mensagens nem compartilha links de cobrança”, alerta Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR.