Ação simula evacuação durante inundação na cidade. – Foto: Almir Rodrigues/ND
Neste domingo (18), a Defesa Civil de Itajaí participará do 1º simulado geral de gestão de desastres de Santa Catarina, a partir das 8h. Será um exercício simulado de resposta a inundações no bairro Espinheiros, com foco na comunidade do Portal 1.
O evento tem o objetivo de treinar a população e integrar os diferentes órgãos públicos e de resposta para situações de emergência causadas por chuvas intensas.
A simulação envolverá evacuação, resgate, uso de tecnologia e ativação e funcionamento de abrigos temporários. Um abrigo provisório será instalado na Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte, também no bairro Espinheiros.
Entenda como vai funcionar o simulado com evacuação
Órgãos públicos como SAMU, Polícia Militar, Guarda Municipal, CODETRAN e secretarias municipais participarão da operação, com funções específicas para cada.
Simulado com evacuação será feito no bairro Espinheiros. – Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí/ND
Durante o exercício, serão simuladas ações de assistência pós-desastre, como liberação do FGTS, entrega de cestas básicas e limpeza das vias públicas. O CELOG (Centro de Logística) estará disponível para receber doações de alimentos, produtos de higiene e itens de limpeza.
Confira o cronograma:
8h – Início do simulado, com mudança do status para “Situação de Atenção” devido às chuvas intensas no município de Itajaí. Neste momento, se faz necessária a ativação do Gabinete de Crise na sede da Defesa Civil;
9h30 – Um sinal sonoro será emitido pela sirene da Defesa Civil no ponto de telemétrica instalado no ribeirão da Murta e o status passará para “Situação de Alerta”. Será o momento em que os moradores devem sair de suas casas e se dirigir ao ponto de encontro no estacionamento do Mercado Ranchão;
10h – O cenário simulado se agravará para “Situação de Emergência” e as equipes de resgate entrarão em ação. Drones serão utilizados para mapear áreas alagadas e um decreto simbólico de emergência será emitido;
16h30 – Encerramento do simulado, com a homologação simbólica do decreto.
Segundo a prefeitura, a presença dos moradores é essencial para testar a eficácia do plano de emergência, fortalecer a cultura de prevenção, aumentando a segurança coletiva diante de eventos climáticos extremos.