Mandante era cliente: os bastidores da quadrilha presa após ataque contra empresário em SC

Mandante era cliente da vítima: os bastidores da quadrilha presa em SC – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND
O mandante da tentativa de latrocínio que quase matou um empresário em Gaspar, no Vale do Itajaí, era cliente da vítima. O crime, que aconteceu em 5 de dezembro de 2024, foi desvendado nesta quinta-feira (15). Agora, a Polícia Civil revela mais detalhes sobre a quadrilha presa em SC (Santa Catarina).
Pelo menos cinco pessoas foram identificadas pela Polícia Civil como integrantes do grupo criminoso, que já havia atuado em outras cidades do Vale do Itajaí usando o mesmo modus operandi. Dois suspeitos morreram durante um assalto frustrado em Navegantes.

Polícia revela detalhes sobre quadrilha presa em SC – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND
No dia 30 de abril, dois suspeitos foram presos no bairro Itoupava Central, em Blumenau, entre eles, o suposto “chefe” do ataque ao empresário em Gaspar.
Na ocasião, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de drogas e uma arma de fogo. Um terceiro envolvido já estava preso por outro roubo semelhante ocorrido na cidade de Pouso Redondo, onde foi baleado pela vítima.
A Polícia Civil identificou os suspeitos após monitoramento telefônico autorizado, campanas e outras diligências investigativas.
Quadrilha presa em SC: Mandante era cliente da vítima
Quadrilha presa em SC: Mandante era cliente da vítima – Foto: Getty Images/ND
A investigação revelou a estrutura organizada do grupo, que atuava com papéis definidos: o mandante do crime, que era cliente da empresa de calhas da vítima, se aproveitava da relação comercial para monitorar a rotina do local e levantar informações estratégicas.
Outros criminosos atuavam como executores, motoristas e olheiros, responsáveis por vigiar possíveis rotas de fuga e movimentações policiais nas saídas da cidade.
Para executar os crimes, o grupo utilizava veículos roubados com placas adulteradas e rotas de fuga planejadas.
Polícia revela detalhes sobre quadrilha presa em SC
Durante as investigações, a polícia constatou que o grupo agia de forma coordenada, escolhendo alvos estratégicos com grande movimentação financeira. Para os ataques, os criminosos utilizavam veículos roubados e placas adulteradas.
A quadrilha presa em SC tinha como alvos principais empresários que movimentavam grandes quantias em dinheiro e CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), que normalmente possuem armas de fogo.
A Polícia Civil de Santa Catarina segue com as investigações para localizar outros envolvidos e apurar a participação do grupo em novos crimes. Segundo o delegado Diogo Medeiros, ainda não há como afirmar se a quadrilha possui ou não relação com alguma facção criminosa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.