Secretário de Barueri é exonerado após falas preconceituosas contra autistas

 
Secretário de Barueri é exonerado após vazamento de áudio. Celso Furlan afirmou que mães de autistas querem “se livrar” deles – Foto: Reprodução/Facebook
A prefeitura de Barueri demitiu nesta sexta-feira (16) o secretário de Educação, Celso Furlan, após vazamento de áudio em que ele se refere preconceituosamente a alunos autistas e com deficiência. Em nota, o município confirmou que secretário de Barueri é exonerado, lamentou o fato e alegou ter uma “politica séria, ética e inclusiva.”

Começou a circular na quinta-feira (15) o áudio de uma reunião do secretário com diretores escolares onde ele se queixava da quantidade de crianças com necessidade de suporte na rede mundial. O secretário de Barueri é exonerado após a divulgação. Ele também usou termos equivocados, como “problema de autismo”, e se referiu a um aluno cadeirante como “todinho torto”.
“Um aluno com problema de autismo significa 20 alunos normais. Não que eu queira descartar, mas nós temos a Casa dos Autistas, que fica em outra secretária, a do deficiente, mas as mães não estão preocupadas com isso. Elas querem se livrar do filho e que nós cuidamos dele. Não é certo”, disse o político.
A publicação dos áudios repercutiu mal. A médica Bruna Ituassu, CEO do ExpoTEA, uma das principais feiras de neurodiversidade e inclusão do Brasil, criou um abaixo-assinado na plataforma change.org exigindo a exoneração do secretário. A petição já tem mais de 2 mil assinaturas.
Secretário de Barueri é exonerado
Celso Furlan já ocupou por diversas oportunidades o cargo de secretário de Educação de Barueri. Ele é irmão de Rubens Furlan, que foi prefeito da cidade por seis mandatos. O secretário de Barueri é exonerado e seu desligamento foi confirmado pela assessoria de imprensa da prefeitura.
Na quinta-feira, o secretário publicou nota em seu Instagram alegando que o áudio foi editado e retirado de contexto. “Meu objetivo não foi desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento”, diz texto. “Acredito firmemente na valorização da diversidade humana e no respeito à dignidade de cada indivíduo, independentemente de suas características”, defendeu.
A prefeitura de Barueri, em nota, que o secretário de Barueri é exonerado, mas diz ser necessário reconhecer o trabalho de Celso Furlan, “que levou o ensino de Barueri a ser premiado e a atingir um nível de excelência reconhecido em todo o país.”
Confira nota na íntegra
A administração municipal de Barueri lamenta o ocorrido e informa que mantém uma politica séria, ética e inclusiva voltada aos cuidados da pessoa com deficiência, seus familiares e cuidadores em nossa cidade.
Por oportuno, se faz necessário reconhecer o trabalho que foi realizado durante anos por Celso Furlan à frente da pasta da educação, o que levou o ensino de Barueri a ser premiado e a atingir um nível de excelência reconhecido em todo o País. Por fim, a administração municipal comunica o seu desligamento da Secretaria de Educação na presente data.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.