Riscos, sintomas e impacto no supermercado: entenda as consequências da gripe aviária no Brasil

Exportações de frango são diretamente afetadas por gripe aviária – Foto: Aires Mariga/Epagri/ND
O primeiro caso do Brasil de gripe aviária em uma granja comercial foi confirmado no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (16), em uma granja do município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Após o diagnóstico, a granja foi isolada e as aves restantes eliminadas. Segundo a secretaria, uma investigação em um raio de 10 quilômetros do foco em Montenegro será feita.

 
A detecção da gripe aviária pode causar efeitos na economia brasileira, afetando as exportações e o preço do produto no mercado interno. Entenda os impactos do vírus a saúde da população.
1- Quais países deixaram de comprar frango do Brasil?
O Brasil é o maior exportador global de frango, e o segundo maior produtor global atrás dos EUA. Somente em abril, o Brasil exportou 119 mil toneladas de carne de frango.
O país vende para mais de 150 países, mas agora parou de exportar para grandes mercados, como a China, onde os produtos brasileiros estão restritos por 60 dias.

Além da China, até o momento, a União Europeia e a Argentina também suspenderam a compra de carne de frango do Brasil.
Reino Unido, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita baniram a compra de frango somente do Rio Grande do Sul.

Além disso, o país perdeu o selo de livre de gripe aviária em granjas comerciais. O governo brasileiro defende que a proibição seja regionalizada, afetando somente o Rio Grande do Sul.
As grandes empresas devem ser a mais afetadas. Se o cenário se prolongar, as margens de lucro de grupos do setor podem ser prejudicados.
Apesar de defender que o caso é isolado, o Ministério da Agricultura explicou que as restrições seguem acordos sanitários firmados com cada país.
A circulação do vírus ocorre desde 2006, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.
2- Haverá desabastecimento? E o preço?
Com a restrição das exportações, o frango pode sobrar no mercado, aumentando a sua oferta e diminuindo o preço. Entretanto, devido à incerteza, os produtores podem reduzir a venda de frango, causando o efeito inverso.
Por enquanto, no mercado interno, somente a granja onde o vírus foi detectado está proibida de vender frango. O mercado interno consome 75% da produção nacional e, segundo o Ministério da Agricultura, o abastecimento está garantido.
Lucro de grandes empresas e preço do frango no mercado interno pode sofrer mudanças com gripe aviária – Foto: Reprodução/Fiesc/ND
3- O que é a gripe aviária
A gripe aviária é provocada pelo vírus influenza A. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum e começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus.
O vírus geralmente acomete aves, mas pode ser transmitido para humanos, mesmo que seja raro.
Sintomas da gripe aviária em humanos

Dor de garganta
Febre acima de 38°C
Dor no corpo
Mal-estar geral
Calafrios
Fraqueza
Dor abdominal
Tosse seca
Espirros
Secreção nasal

Ingestão de alimentos não transmite gripe aviária
Comer carne de frango ou ovos não transmite a doença. O risco de infecção humana somente se dá pelo contato com animais vivos infectados.
4- Há risco da gripe aviária se espalhar?
As aves de onde a gripe aviária foi detectada foram abatidos. Além disso, a granja foi isolada e será desinfectada. Os procedimentos seguem os protocolos internacionais para surtos.
A Vigilância Sanitária foi reforçada em regiões próximas e em todo o país.
Em Santa Catarina, estado vizinho ao Rio Grande do Sul, a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) informou que intensificou as ações de defesa sanitária animal.
5- Quais ações o governo tomou após detecção da gripe aviária?
Após detectar o caso, o governo brasileiro acionou a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal). Foi decretado estado de emergência zoossanitária. A medida é válida para Montenegro por 60 dias, sendo publicada no Diário Oficial da União desta sexta.
Segundo a portaria, o estado de emergência abrange a área de 10 km “ao redor do estabelecimento de aves comerciais onde foi detectada a ocorrência da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade”.
Além disso, foram impostas barreiras sanitárias com equipes especializadas para evitar a transmissão da gripe aviária.
Ministro da Agricultura Carlos Fávaro destaca a ação do Brasil na detecção do vírus – Foto: Reprodução/R7/ND
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a eficiência do protocolo brasileiro de identificação e contenção da gripe aviária.
“O sistema brasileiro é tão robusto, tão eficiente, tão confiável, que vários países passaram a adotar nosso protocolo, sabendo que o Brasil tem capacidade e estrutura para conter o vírus”, afirmou o ministro.
*Com informações do R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.