Reinaldo Carneiro Bastos se candidata à presidência da CBF após saída de Ednaldo Rodrigues

Bastos tem uma proposta para uma CBF mais transparente e com mais participação de federações estaduais – Foto: FPF/Reprodução/ND
O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou sua candidatura à presidência da CBF após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, decidido pela Justiça do Rio de Janeiro.
A movimentação ocorre em meio à pressão de 19 federações estaduais que exigem novas eleições na CBF e defendem mudanças estruturais na entidade.

Reinaldo Carneiro Bastos confirma candidatura à presidência da CBF
O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, oficializou neste sábado (17) sua candidatura para disputar a presidência da CBF. A eleição está marcada para o dia 25 de maio, com as inscrições das chapas podendo ser feitas entre os dias 18 e 20.
Segundo nota da FPF, Bastos afirma contar com o apoio de um “grande número de Federações e Clubes das Série A e B”, cumprindo os requisitos mínimos exigidos pela entidade para que uma candidatura seja válida. Cada chapa deve ter o apoio de ao menos quatro federações e quatro clubes.
“Precisamos de uma nova CBF”, diz nota da FPF
A nota divulgada pela FPF também critica a instabilidade vivida pela entidade nos últimos anos. “Há pelo menos 10 anos, a Confederação Brasileira de Futebol se notabilizou por frequentar páginas policiais, com escândalos e disputas judiciais”, afirma o documento.
Nota oficial publicada no perfil da FPF no X – Foto: X/FPF/Reprodução/ND
A proposta da candidatura liderada por Reinaldo Carneiro Bastos é focada em uma CBF mais transparente, aberta à participação das federações e dos clubes, e com uma gestão profissional. “Precisamos de uma nova CBF: aberta, moderna, ambiciosa e profissional”, conclui o texto.
Afastamento de Ednaldo Rodrigues impulsiona nova disputa pelo comando da CBF
O processo eleitoral foi iniciado após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão teve como base uma suposta falsificação da assinatura do Coronel Nunes, ex-vice da entidade, em um acordo que favorecia a permanência de Ednaldo no cargo.
O atual interventor da CBF, Fernando Sarney, é o responsável por conduzir o pleito que definirá o novo presidente.
Pressão por novas eleições na CBF une maioria das federações
A candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos surge no mesmo momento em que 19 das 27 federações estaduais assinaram o “Manifesto pela Estabilidade, Renovação e Descentralização do Futebol Brasileiro”. O documento reforça a necessidade de novas eleições na CBF e de uma gestão mais democrática e participativa.
CBF acionou o STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidência – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O colégio eleitoral da CBF é composto por 27 federações estaduais e 40 clubes das Séries A e B. Cada federação tem peso 3, clubes da Série A têm peso 2, e os da Série B, peso 1. A votação é secreta e vence a chapa que conquistar maioria simples.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.