Jair Renan Bolsonaro se mostrou contrário a homenagear Higino Pio no dia do município e defendeu regime militar de 1964
Durante fala na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), defendeu o período da ditadura militar. O parlamentar disse que a maioria dos mais velhos se forem questionados vão dizer que o período do regime foi a melhor época do Brasil.
O pronunciamento de Bolsonaro foi após manifestação do vereador Marcelo Achutti (MDB), que tratava das homenagens a Higino Pio, primeiro prefeito da cidade e que foi morto pela ditadura militar. Achutti defendia a homenagem ao ex-prefeito no dia do aniversário do município, em 20 de julho.
Vereador Jair Renan afirmou que os mais velhos (vereadores) diriam que o regime foi a melhor época – Vídeo: Reprodução TV Câmara/ND
Bolsonaro defendeu que se for para ser proposta uma homenagem que seja feita para a data de nascimento de Higino Pio. Ainda na fala, Bolsonaro disse que não houve golpe em 1964 e que os militares assumiram após a população pedir intervenção e o Congresso votar para eleição de Castelo Branco.
Jair Renan Bolsonaro já se posicionou contrário a história de Higino Pio
Essa não é a primeira vez que Jair Renan Bolsonaro se opõe a ações que envolvam o nome de Higino Pio. Em março deste ano, quando a Câmara votou a atualização dos documentos sobre a morte do ex-prefeito, em 1969.
Na ocasião, Jair Renan votou contra a proposta que tinha como objetivo alterar a causa morte de Pio, que era caracterizada como suicídio na prisão, mas que foi confirmado assassinato do político catarinense pelo regime militar, na Escola de Aprendizes de Marinheiros, em Florianópolis.