Painéis, plotagens e todo o conteúdo apresentado por alunos foi rasurado e destruído. Ainda foi deixado no local um recado desvalorizando o trabalho dos estudantes: ‘Tem temas melhores para serem trabalhados’. Exposição curricular de arte drag é vandalizada durante apresentação em universidade do Pará
Redes Sociais
A exposição curricular de arte “Demônias: A Arte Drag na Amazônia”, apresentada por alunos de museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), sofreu um ato de vandalismo, no último fim de semana, quando painéis, plotagens e todo o conteúdo apresentado foi rasurado e destruído.
A exposição é baseada em referências drag do contexto amazônico, tendo como foco os impactos na cena artística da região metropolitana de Belém. No local era possível conferir figurinos, maquiagens e representações da Amazônia que refletiam fortemente as ancestralidades pretas e indígenas.
O vandalismo foi constatado por uma das curadoras do evento na última segunda-feira (29), quando o local seria aberto para visitação do público.
Havia rasgos nos painéis textuais, descolagem de plotagem, quebra de maquiagens, bagunça na indumentária exposta, rasuras no livro de assinaturas, além de uma mensagem desvalorizando a escolha do tema “Tem temas melhores para serem trabalhados” no painel de estudo de Público.
Exposição curricular de arte drag é vandalizada durante apresentação em universidade do Pará
Acervo Pessoal
Um grupo de estudantes se reuniu em uma comissão emergencial a frente das ações para tomar partido sobre o vandalismo, sinalizando o ocorrido para a secretária e coordenação do Curso de Museologia, Direção da Faculdade de Artes Visuais e Reitoria da UFPA.
Foi realizado um boletim de ocorrência junto a Central de Segurança da UFPA, além de veicularem um vídeo nas redes sociais da exposição, repudiando os atos que aconteceram.
O grupo tem se mobilizado para realizar nesta sexta-feira (2) uma visitação no local, afim de demarcar os direitos quanto produtores de cultura, e demonstrar que o ocorrido não irá os silenciar.
Em nota, a comissão dos estudantes informou que durante os 14 anos do Curso de Museologia na UFPA e de exposições curriculares, é a primeira vez que um ato como este acontece.
A Universidade Federal do Pará foi acionada para dar detalhes sobre o caso, mas ainda não obtivemos retorno.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.