‘DIU da mamãe’: bebê nasce com dispositivo contraceptivo grudado no corpo e relato viraliza – Foto: Rafaela Frota/@drarafaelafrota/ND
O pequeno Bernardo chamou atenção nas redes sociais logo em seu nascimento. Isso porque o bebê chegou ao mundo com um DIU, um método contraceptivo intrauterino, grudado em seu corpo. O caso aconteceu no início de maio e foi compartilhado pela ginecologista e obstetra responsável pelo parto.
“Estreou nesse mundão com o DIU da mamãe coladinho no bumbum”, relatou a médica Rafaela Frota sobre o nascimento do pequeno Bernardo.
Segundo Renata, apesar de parecer que o DIU estava perfurando a pele do bebê, o dispositivo na verdade estava grudado por causa do verniz. “[É uma] massinha branca que protege o bebê intra útero”, explicou.
Eficácia do Diu
A mãe do recém-nascido usava um dispositivo intrauterino de levonorgestrel, um princípio similiar à progesterona, para a prevenção da gravidez.
A ginecologista e obstetra garante que o DIU é um método contraceptivo muito seguro. “Mas como qualquer outro método, também possui taxa de falha (mesmo que baixa)”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, o dispositivo intrauterino é um método de alta efetividade – acima de 99%. Esse índice é maior ao da pílula anticoncepcional e é equivalente à eficácia da laqueadura.
Bebê saudável
“Depois que nasceu, o Bernardo seguiu para o colo da mamãe saudável e tranquilo. Seja bem vindo, príncipe”, publicou a médica na internet.
O post recebeu diversas curtidas e comentários sobre o caso. “Agora pronto, estou traumatizada”, brincou uma usuária. Outra ainda disse: “Todo método tem falhas, mas o DIU é seguro, gente, e precisa de manutenção.”
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Dra. Rafaela Frota | Ginecologista & Obstetra (@drarafaelafrota)