
Acesso permanecerá em operação durante todo o período das obras de reparo na cratera que se abriu no solo em razão de uma sobrecarga nas redes de esgoto. Cratera na Marginal do Tietê: Sabesp adia liberação de faixa, prevista para esta quarta, a
A Sabesp concluiu neste domingo (18) as obras da alça de acesso que liga a pista local à pista central da Marginal Tietê, na altura da Ponte Atílio Fontana, Zona Oeste da capital, para desafogar o trânsito na região.
Segundo a empresa, a alça de acesso permanecerá em operação durante todo o período das obras de reparo na cratera — que se abriu no solo em razão de uma sobrecarga nas redes de esgoto.
São duas faixas temporárias para veículos no canteiro central, que vão permitir o acesso de quem está na pista local para a pista central.
A obra da alça foi executada pela CCR, concessionária responsável pela Marginal, e custeada integralmente pela Sabesp.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Alça provisória deve ficar pronta na próxima segunda-feira (19)
Divulgação
Adiamento da liberação da faixa
A Sabesp adiou a liberação de uma das faixas da pista no local da megacratera na Marginal do Tietê que estava prometida para 14 de maio. Ainda não há data para isso acontecer.
A empresa atribuiu o atraso a uma movimentação no solo, que vai exigir obras adicionais. Segundo a Sabesp, o prazo para o reparo completo está mantido e deve durar cerca de 30 dias.
O diretor-executivo de Engenharia e Inovação da Sabesp, Roberval Tavares, explicou que o terreno parece uma “esponja” e será preciso preencher esses espaços com argamassa para evitar novo deslocamento de solo.
O terreno ali está uma esponja. Eu vou achar tudo que está vazio e vou preencher com argamassa. Então, durante os próximos dois dias, vamos fazer uma campanha forte de sondagem para identificar tudo que precisa ser feito e, na quinta-feira, definir o prazo de liberação da via.
Para evitar futuros problemas, a Sabesp irá construir uma nova caixa de acesso ao interceptor da rede de esgoto. A antiga, que deu problema, será inutilizada. Abaixo, veja como será a obra:
Veja como será a obra para reparar a megacratera reaberta na Marginal do Tietê
Reprodução/TV Globo
Reabertura do buraco
A cratera apareceu no mesmo local em que já havia sido aberta em 10 de abril. Assim como no incidente de abril, a Sabesp se responsabilizou pelo buraco.
Quando o problema apareceu pela primeira vez, a empresa informou que a causa era uma fissura na tampa de um poço da empresa na região da Marginal Tietê, que gerou a erosão do solo e da pista.
Agora, a Sabesp afirmou, em nota, que a causa foi uma sobrecarga nas redes de esgoto provocada pelas fortes chuvas da região norte da cidade, o que “gerou novo dano ao sistema de esgotamento, o levando à reabertura do buraco na Marginal Tietê”.
Reabertura de mega cratera na Marginal do Tietê causa enorme congestionamento na chegada à São Paulo nesta segunda-feira (12).
Reprodução/TV Globo
Cratera reabre na Marginal Tietê
Arte/g1