Casa Martim Afonso, criada em alusão ao fundador da primeira cidade do Brasil – Foto: PMSV/Reprodução/ND
Antes de qualquer capital brasileira existir, uma vila no litoral paulista já desenhava os primeiros contornos do país.
Fundada em 1532 por Martim Afonso de Sousa, São Vicente foi o ponto de partida da organização política e da primeira cidade do Brasil, quando o termo ainda nem era usado oficialmente.
A história da primeira cidade do Brasil
Mais do que um local geográfico, São Vicente é considerada a primeira cidade do Brasil, apesar de, na época, ser chamada de vila. Foi ali que se iniciou a estrutura política e administrativa do país ainda em formação.
A fundação da vila marcou o início da presença portuguesa com governo local e sistema organizado. E mais: em 1532, São Vicente sediou a primeira eleição das Américas, segundo historiadores, se tornando referência de democracia no continente.
Naquele período, o termo “cidade” ainda não existia no vocabulário português da colônia. As vilas eram os centros políticos e jurídicos, com líderes nomeados ou eleitos.
1
8
Vista aérea da ponte pênsil – PMSV/Reprodução/ND
2
8
Praia do Itararé – PMSV/Reprodução/ND
3
8
Ilha Porchat – PMSV/Reprodução/ND
4
8
Morro das Barbosas – PMSV/Reprodução/ND
5
8
Monumento IV Centenário nos dias atuais – PMSV/Reprodução/ND
6
8
Monumento IV Centenário em 1910, projetado pelo artista Benedito Calixto – essa foi a primeira cidade do Brasil antes mesmo do termo existir 2
7
8
Antiga Casa do Barão, hoje Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – Reprodução/ND
8
8
Pedra do Ladrão, na Praia do Itararé – Reprodução/ND
Em 2000, a cidade assumiu o posto de capital de São Paulo por três dias, em comemoração aos 500 anos do Brasil. Um gesto simbólico para lembrar onde tudo começou.
Memórias vivas em cada canto da cidade
Na Praça 22 de Janeiro, o Monumento do IV Centenário marca os 400 anos da colonização. A escultura celebra a história, mas também convida ao olhar crítico sobre o passado.
Com mais de 57 mil livros e um acervo histórico com 26 mil peças, o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente mantém viva a memória da cidade histórica que moldou o Brasil.