Como identificar os sinais de transtornos mentais em crianças

Transtornos mentais em crianças: saiba identificar os sinais – Foto: Banco de Imagens/ND
Segundo Luciana Brites, mestre e doutoranda em distúrbios do desenvolvimento, muitos dos transtornos mentais diagnosticados em crianças começam a se manifestar ainda na infância — em grande parte pela dificuldade dos pequenos em lidar com novas emoções.
Isso porque, conforme explica Luciana Brites, é neste período da vida que os pequenos estão adquirindo habilidades, ganhando segurança e começando a explorar o ambiente ao redor — o que pode tornar mais difícil perceber sinais de um possível transtorno mental.

Como identificar os sinais de transtornos mentais em crianças
É necessário, primeiramente, prestar atenção aos sinais que a criança dá, como desinteresse por atividades que antes gostava – Foto: Banco de Imagens/ND
Para Brites, é necessário, primeiramente, prestar atenção aos sinais, como mudanças no comportamento, aumento da irritabilidade, tristeza profunda ou desinteresse por atividades que antes gostava. Alguns indícios de transtornos mentais em crianças:

Alterações de humor;
Isolamento social;
Dificuldades de concentração;
Mudanças no apetite.

Se esses sintomas são persistentes e impactam o comportamento da criança em diferentes contextos, eles podem indicar a presença de um transtorno, como ansiedade ou até mesmo TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), orienta a especialista.
Os sinais podem surgir, por exemplo, no ambiente escolar — com aumento da dificuldade da criança em realizar atividades em sala de aula, isolamento social, irritabilidade, comportamentos agressivos, como ameaças ou agressões físicas, apatia, entre outros.
Como e por quem esse diagnóstico

deve ser feito?
Luciana Brites explica que o diagnóstico de transtornos mentais deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra.
Esses profissionais de saúde são capacitados para ajudar a criança a expressar seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Por isso, é fundamental buscar atendimento especializado ao notar dificuldades persistentes no manejo das emoções.
A partir do diagnóstico, é possível iniciar um tratamento eficaz. Os transtornos mentais em crianças costumam ser tratados com psicoterapia e, em alguns casos, também com o uso de medicação — sempre conforme avaliação clínica do caso apresentado.
Além do acompanhamento profissional que os transtornos mentais em crianças requerem, oferecer um ambiente saudável, seguro e acolhedor, onde a criança possa expressar livremente seus sentimentos, também é de suma importância para seu desenvolvimento emocional.
Buscar atendimento profissional é necessário para auxiliar a criança no entendimento de suas emoções – Foto: Banco de Imagens/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.