Clássicos da literatura brasileira ganham plataforma de resenhas e espaço para debates presenciais no DF


Clarice Lispector, Itamar Vieira Jr. e Conceição Evaristo são alguns autores escolhidos pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Ao todo, são mais de 200 livros comentados na plataforma ‘Praça Clóvis’. “Praça Clóvis”, exposição mostra parte do trabalho que reúne clássicos da literatura
Um site com mais de 200 livros lidos e comentados por estudantes de pós-graduação e professores de literatura. 📚Esta é a proposta do Praça Clóvis, “um espaço de circulação e convivência de ideias”, segundo os organizadores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Além de ter acesso às resenhas de clássicos de Clarice Lispector, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior, estudantes e apaixonados por literatura podem participar de ciclos de debates presenciais (saiba mais abaixo). A plataforma foi lançada nessa segunda-feira (19) na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, onde uma exposição está em cartaz até 19 de junho (veja vídeo acima).
Alguns dos livros escolhidos são:
Água viva, de Clarice Lispecor
Becos da memória, de Conceição Evaristo
Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
Como foi feita a escolha dos livros e por que Praça Clóvis❓
Coral UNIFESP interpreta Praça Clóvis de Paulo Vanzolini.
A escolha dos livros foi feita em busca da representatividade dos diversos grupos sociais e também de representatividade regional, de diferentes períodos, explicam os organizadores da Praça Clóvis.
“Conforme a resposta do público, serão adicionados críticas literárias a livros de outros gêneros”, diz a Biblioteca Demonstrativa de Brasília.
O nome da plataforma presta homenagem à cultura popular, inspirado em uma música com o mesmo nome, do sambista Paulo Vanzolini (veja interpretação acima). O projeto, que tem três anos, é realizado pelo do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, sediado na Universidade de Brasília (UnB), e que reúne pessoas de diversas instituições do país e do exterior.
São pesquisadores, resenhistas, editores e revisores, pesquisadores da iconografia e ilustradores, totalizando mais de 300 pessoas envolvidas.
“A intenção do projeto é dar visibilidade a autores contemporâneos brasileiros para que os assuntos mais atuais sejam conhecidos da perspectiva da literatura, recuperando o interesse social para títulos considerados menos populares e apresentando a história do Brasil por visões mais recentes”, dizem os organizadores.
Ciclos de debates
Iustração principal do site
Francisco Dalcastagnè/Divulgação
Para ir além do virtual, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília recebe o ciclo de debates “Encontros na Praça: romances para pensar o Brasil”. O objetivo é discutir romances marcantes das décadas de 1970 aos dias atuais.
Veja quais livros serão discutidos nos próximos encontros:
22 de maio: “Becos da memória”, de Conceição Evaristo (de 2000)
05 de junho: “O que deu para fazer em matéria de história de amor”, de Elvira Vign (de 2010)
26 de junho: “Onde pastam os minotauros”, de Joca Reiner Terron (de 2020)
👉A iniciativa oferece certificado aos participantes. Não é necessário que o público tenha lido a obra.
👉Todos os encontros são transmitidos ao vivo no canal da biblioteca: @bdbcultural
👉Clique aqui para acessar o site
Conheça a biblioteca Demonstrativa de Brasília 🏫
Conheça espaço da Biblioteca Demonstrativa de Brasília.
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília é um espaço aberto ao público, localizada na 506/507 da Asa Sul. A biblioteca reúne os seguintes serviços gratuitos:
🪑espaço amplo com diversas mesas, poltronas e sofás para leitura e estudo
🧑‍🦽acessibilidade para cadeirantes
🍴espaço gourmet com geladeira, microondas e pia para lavar louças
🖥️computadores com acesso a internet e wi-fi
👧espaço e banheiro infantil
📚diversos tipos de livros
🔇sala fechada para quem busca ambiente mais silencioso
📖 Para pegar um livro emprestado, basta ir a biblioteca, fazer cadastro com documento de identificação e comprovante de residência, e escolher até três livros. Os exemplares devem ser devolvidos no prazo de 15 dias, mas este período pode ser aumentado caso não haja ninguém na lista de espera pelos livros emprestados.
LEIA TAMBÉM:
EMBARQUE NO AMOR: Aeroporto de Brasília marca história de casais apaixonados
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL: Bell Marques, Diogo Nogueira, Ana Castela e Frejat são atrações em Brasília, nesta quarta-feira (21)
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.