
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de títulos de eleitor devem ser cancelados. A medida afeta pessoas que não compareceram às três últimas eleições e que também não justificaram a ausência nem pagaram as multas correspondentes.
O prazo oficial para regularizar a situação terminou na segunda-feira (19). No entanto, os eleitores que não cumpriram esse prazo ainda têm uma última oportunidade: até o dia 29 de maio, é possível solicitar a regularização, comparecendo a um cartório eleitoral ou utilizando o autoatendimento disponível no site do TSE.
A decisão final sobre o cancelamento do título ficará a cargo do juiz eleitoral responsável, que avaliará a documentação apresentada no processo. Isso significa que mesmo após a solicitação, o cancelamento pode ser mantido ou revogado, conforme o caso.
O TSE também informou que os cancelamentos não serão comunicados individualmente aos eleitores. Por isso, é fundamental que cada pessoa consulte sua situação eleitoral no site do tribunal para saber se teve o título suspenso ou não.
A Justiça Eleitoral destaca ainda que apenas quitar os débitos não será suficiente para evitar o cancelamento. Além do pagamento das multas, o eleitor precisa formalizar o pedido de regularização. A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado e ficará impedido de votar ou ser votado nas eleições de 2026.
The post TSE deve cancelar mais de 5 milhões de títulos de eleitor; saiba como regularizar situação first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.