
Reportagem do Link vanguarda mostrou ainda que o problema se estende a outras áreas da prefeitura, que admite a questão e promete reestabelecer o serviço em quatro meses. 73% das unidades de saúde de Taubaté tem problemas de telefonia
Mais de 70% das unidades de saúde de Taubaté têm problemas de telefonia. Uma reportagem exibida pelo Link Vanguarda nesta terça-feira (20) mostrou que a questão – que existe há mais de 10 anos – e que se estende ainda para outras áreas da prefeitura (assista acima).
A reportagem ligou para todos os telefones das unidades de saúde de Taubaté – são 86 números informados pela própria prefeitura da cidade.
Das 52 unidades de saúde, não foi possível estabelecer contato com 38 – cerca de 73% do total. Em alguns casos o telefone não funciona e, em outros, chama, mas ninguém atende.
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Uma das unidades com problema é a do bairro Baronesa. Um morador da região relata que não consegue telefonar para o postinho e, por isso, precisar caminhar até o local. A reportagem chegou a flagrar o telefone sem tocar na recepção.
“Se você quer confirmar a sua consulta, se quer saber se tem uma especialidade sendo atendida no posto, ou mesmo uma vacina, se estão aplicando as vacinas no posto, você só tem a opção de passar lá. Eu ainda tenho a sorte de morar relativamente perto, mas e quem mora mais longe, quem tem criança, dificuldade de locomoção?”, questiona o microempresário Alan Edgar.
Em uma outra unidade de saúde, a reportagem conversou com uma atendente. Ela, que não sabia que estava sendo gravada, confirmou que há problemas com os telefones no local.
— Repórter: aqui o telefone de vocês está normal ou também está com problema?
— Atendente: mais ou menos. Às vezes chama, às vezes não chama. Toca para eles e não toca para nós.
A recepcionista de outra unidade de saúde, que também não sabia que estava sendo gravada, confirmou o mesmo problema. Ela disse que usa até o aparelho celular particular para conseguir trabalhar.
— Atendente: essa paciente eu liguei do meu particular. Liguei para a vigilância epidemiológica. Tudo do meu particular, porque às vezes você vai tentar o telefone e não consegue. Então, você tem que acabar usando o seu telefone para fazer o serviço da unidade.
Mais de 70% das unidades de saúde de Taubaté têm problemas de telefonia
Reprodução/TV Vanguarda
No caso da própria Secretaria de Saúde, os telefones que estão listados no site da prefeitura são do setor de ouvidoria da pasta. Para falar na área administrativa os moradores também enfrentam dificuldades.
— Repórter: esse número é da Secretaria de Saúde?
— Atendente: é da ouvidoria.
— Repórter: sabe onde eu consigo o telefone da Secretaria de Saúde?
— Atendente: é muito difícil, porque os telefones não estão funcionando.
— Repórter: os telefones não estão funcionando?
— Atendente: não estão funcionando.
— Repórter: mas tem algum problema ou é hoje que não estão funcionando?
— Atendente: não estão funcionando. Está meio difícil, né?
A reportagem também identificou problemas nos telefones do Centro Municipal de Medicamentos (Cemume), que não tem contatos registrados no site. Por meio da ouvidoria, a repórter conseguiu dois números, mas eles nem chamam.
Problemas em outras áreas
O número de telefone fixo da Prefeitura de Taubaté é a primeira informação que aparece no site oficial da gestão municipal, mas ele também não funciona.
— Atendente: aquele não funciona mais.
— Repórter: não funciona mais? Está desativado?
— Atendente: não, está com problema. Ainda vai arrumar. Você tem que ligar nesse mesmo: 3621-6602.
O número relatado pela recepção geral da prefeitura não está divulgado no site.
A reportagem ligou ainda nos telefones das 18 secretarias municipais. Em sete deles não houve qualquer contato. Em dois – das secretarias de administração e de gabinete – não há números divulgados no site.
Sede da Prefeitura de Taubaté
Divulgação/ Prefeitura de Taubaté
Prefeitura admite problema e fará licitação
Em entrevista para a reportagem, a Prefeitura de Taubaté admitiu que existe um problema. De acordo com o secretário Desenvolvimento e Inovação, o último contrato para telefonia em Taubaté acabou em 2013. Atualmente, o serviço custa em média 90 mil reais por mês à gestão municipal.
“Não funciona a contento e a gente tem que achar uma maneira para que isso continue até que a solução definitiva aconteça. O que vai corrigir os problemas é um novo contrato. Mas a equipe da prefeitura, mesmo com todas as restrições orçamentárias e de equipamento, está fazendo todos os esforços para poder manter a telefonia do município”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Taubaté, Danilo Velloso.
Ainda de acordo com o secretário, uma licitação para contratar uma nova empresa está em elaboração.
“A etapa é de dotação orçamentária para que nas próximas semanas já sejam publicados (os editais) e seja feita uma licitação. Nós prevemos dois meses de licitação e mais dois meses para poder executar e implantar esse serviço. Então nesse prazo será implantado um novo serviço de telefonia na prefeitura”
O que dizem as últimas gestões da prefeitura?
Na explicação do problema, a prefeitura cita que a cidade não tem um contrato de telefonia desde 2013. Por conta disso, a reportagem acionou também os dois ex-prefeitos, José Saud (Progressistas) e Ortiz Júnior (Cidadania).
José Saud não se manifestou.
Ortiz Júnior, por sua vez, afirmou por meio da assessoria de imprensa que durante sua gestão o serviço de sistema de telefonia da prefeitura funcionava com regularidade.
Segundo Ortiz, o serviço funcionava sem uma licitação formal, pois utilizava a estrutura de telefonia fixa da concessão existente (Telefônica), da mesma forma que funcionavam outros serviços, como de água e energia elétrica.
Ainda segundo a assessoria de imprensa do ex-prefeito, as contas eram pagas pontualmente e a gestão contava com uma equipe para realizar manutenções e ajustes técnicos.
Ortiz Júnior informou que nas gestões anteriores à dele também não havia contrato licitatório específico para o serviço de telefonia.
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