
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na tarde desta terça-feira (20) o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado núcleo 3 da suposta trama golpista que buscava não deixar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomasse posse em 2023. Formada por cinco ministros, a turma analisa se aceita a denúncia contra 12 acusados, incluindo militares e um policial.
No início da sessão, o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu seu voto após as sustentações orais das defesas. Moraes rejeitou todas as questões preliminares levantadas, como a alegação de incompetência do STF e o pedido de anulação da delação de Mauro Cid por cerceamento de defesa. Também afastou o pedido de revogação de prisões preventivas, considerando-o inadequado neste momento do processo.
Acompanhe o julgamento ao vivo:
Em um dos momentos mais tensos da manhã, o advogado Jeffrey Chiquini, que defende o tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo, se exaltou afirmando que “o relatório final da PF é uma farsa” e que já foram apresentadas muitas provas da inocência do “kid preto”, integrante das forças especiais do Exército.
“Quanta covardia dessa investigação. Eu não estou pedindo clemencia ou favor pelo coronel, nós trouxemos prova de inocência. Agora a policia federal e a PGR vão ter que dizer que o sistema da Apple mente. Se a denúncia for recebida e se esse acusado continuar preso esse seria a maior injustiça do direito brasileiro”, questionou. O advogado estaria alegando que apresentou provas de que o coronel Azevedo estaria em casa comemorando seu aniversário e não nas redondezas da casa do ministro Alexandre de Moraes, como diz a denuncia.
Veja quem são os militares que estão sendo julgados nesta terça:
- general Estevam Gaspar de Oliveira
- tenente-coronel Hélio Ferreira Lima
- tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira
- tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal (PF)
- coronel Bernardo Romão Corrêa Netto
- coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães
- coronel Fabrício Moreira de Bastos
- coronel Marcio Nunes de Resende Júnior
- general Nilson Diniz Rodriguez general
- tenente-coronel Sérgio Cavaliere de Medeiros
- tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior
The post STF retoma julgamento da trama golpista envolvendo militares; assista ao vivo first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.