Câmara de Vereadores aprova criação da Semana e Dia dos Legendários em cidade no RS

Câmara aprova criação do “Dia dos Legendários” em cidade gaúcha – Foto: @gui_bota/Instagram/ND
A Câmara Municipal de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, aprovou a criação da Semana Municipal e Dia dos Legendários na cidade. A proposta recebeu 16 votos favoráveis e três contrários, nessa segunda-feira (19).
No argumento, a autora do projeto, vereadora Ada Munaretto (PL) afirma que o grupo “busca a transformação de pessoas, família e sociedade”. A data passa a vigorar a partir da publicação do projeto.

Conforme o projeto de lei número 34/2025, as comemorações serão fixadas na primeira semana de abril, sendo o dia 5 de abril o Dia dos Legendários no município e passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Passo Fundo.
Dia dos Legendários em município gaúcho
A justificativa da vereadora explica que “entende-se por Legendários o movimento que busca a transformação de pessoas, famílias e sociedade por meio de experiências que levam os homens a alcançar sua excelência e explorar novas capacidades”.
Legendários prega a transformação de homens e suas famílias – Foto: @legendariosbrasil/Reprodução/ND
Além disso, a vereadora justifica também que o movimento “promove aos seus componentes cursos de formação para atuarem no enfrentamento, em caso de necessidade, de calamidades e danos à população, como força auxiliar voluntária do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”.
O que são os Legendários?
O movimento cristão é voltado exclusivamente para homens e vem ganhando popularidade entre os brasileiros nos últimos tempos. Intitulado de Legendários, o projeto foi fundado em 2015 na Guatemala e promove pregações religiosas durante a prática de atividades físicas ao ar livre.
A organização viralizou nas redes sociais recentemente após Thiago Nigro, o Primo Rico, e Eliezer, ex-BBB, publicarem em seus perfis pessoais terem participado das imersões promovidas pelo grupo. Outro nome que também ajudou a dar destaque ao Legendários na mídia foi o pai de Neymar.
Grupo promete devolver ‘o herói’ às famílias após uma imersão – Foto: Legendários Brasil Oficial/YpuTube/ND
Conforme o site da organização, o Legendários é um movimento que “busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”.
Eles prometem devolver o “herói” de cada família após uma imersão que dura cerca de 72 horas. Nela, os homens ficam incomunicáveis e partem para um retiro em meio a natureza para “subir a montanha”. O que acontece no percurso, no entanto, não é de conhecimento público.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.