Eduardo Bolsonaro nega Pix ‘Consigo me sustentar nos EUA’ – Foto: Eduardo Bolsonaro/@bolsonarosp/Instagram/ND
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo nesta terça-feira (20) dizendo que não está pedindo doações para se manter nos Estados Unidos. A fala acontece dias após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu pai, ter afirmado que usa parte das doações recebidas por Pix para ajudar nas despesas do filho no exterior.
“Não estou pedindo doações, não estou pedindo Pix. Eu agradeço a todo mundo que de bom coração, por vezes até chega mensagem no meu Instagram com pessoas falando para eu colocar adiante uma campanha dessas, mas não é necessário. Consigo me sustentar aqui nos EUA. Agradeço a boa vontade de todos vocês”, disse Eduardo.
Eduardo Bolsonaro nega Pix; assista
Eduardo Bolsonaro nega Pix nos EUA – Vídeo: Eduardo Bolsonaro/@bolsonarosp/Instagram/ND
As declarações também surgem após uma sequência de falas públicas sobre o uso dos recursos arrecadados por Jair Bolsonaro, que recebeu cerca de R$ 17 milhões via Pix durante os primeiros meses de 2023, segundo o Coaf, por meio de uma campanha iniciada por apoiadores ainda durante a pandemia.
Na semana passada, Bolsonaro disse, em entrevista ao portal UOL, que parte desses recursos tem sido usada para ajudar Eduardo. “Na casa dele eu ‘tô’ bancando as despesas dele. Se não fosse o Pix, eu não teria como manter essa ajuda para ele. Ele está sem salário lá fora”, afirmou o ex-presidente.
Eduardo Bolsonaro nega Pix após ex-ministro levantar campanha
No fim de semana, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado também comentou sobre o assunto. Ele publicou um vídeo dizendo que Bolsonaro já teria gasto cerca de R$ 8 milhões do valor arrecadado e pediu novas doações para cobrir os custos atuais, que, segundo ele, aumentaram após a ida de Eduardo para os EUA. “Não está barato morar lá fora”, comentou.
Ex-ministro Gilson diz que Bolsonaro já gastou 8 milhões de reais de vaquinha – Foto: Reprodução/ND
Apesar da fala do ex-ministro, Eduardo agradeceu, mas refutou a necessidade de novas arrecadações.
“Agradeço ao Gilson Machado, nosso eterno ministro do Turismo, por ter feito um vídeo, falado isso daí, mas nesse momento a gente não precisa desse tipo de iniciativa. Tenho outros projetos nos Estados Unidos que a gente está tentando colocar adiante e também a gente segue com todas as pautas que vocês já conhecem, eu não preciso aqui ser redundante e falar tudo mais uma vez. Mas vocês conseguem entender e imaginar certinho”.
Na legenda, Eduardo Bolsonaro nega Pix e diz: “Eu agradeço a preocupação e o carinho de todos. Não há vergonha em pedir ajuda quando se precisa, mas não estou precisando de doações para me sustentar. Meu único objetivo, aqui nos EUA, é criar as ferramentas de pressão internacional para impedir que o país se consolide como uma ditadura (Brazuela). O tenho feito é acionar as alavancas corretas para que possamos libertar as vítimas do regime de exceção. Vamos em frente”.
Eduardo Bolsonaro nega Pix após lançamento de campanha – Foto: Eduardo Bolsonaro/@bolsonarosp/Instagram/ND