
Serão sete pistas dedicadas inteiramente à música da noite, com techno, funk, house music, dancehall e soundsystem. Programação começa às 18h deste sábado (24) e vai até 18h deste domingo (25). Primeira edição da festa Submundo em SP.
Divulgação/ Submundo 808
Em sua 20ª edição, a Virada Cultural também vai celebrar as festas de rua. E não serão só as paulistas: também haverá representantes do Pará e do Rio de Janeiro.
Ao todo, serão sete pistas dedicadas inteiramente à música da noite, passando pelo techno, funk, house music e dancehall. A programação de festas e DJs começa às 18h deste sábado (24) e vai até as 18h deste domingo (25).
Das 7 pistas, 5 terão festas com até seis horas de duração.
As próprias festas são responsáveis pela curadoria dos DJs que vão se apresentar.
Uma pista terá apresentações individuais de DJs, e outra será dedicada aos soundsystems – Pista Antônio Prado e XV de Novembro, respectivamente.
Crocodilo Tudão vai tocar no Palco Anhangabaú, nos intervalos dos shows.
🎉 Abaixo, o g1 te dá dicas de festas que não dá para perder, além da programação completa, com os DJs que vão tocar em cada uma delas e nas pistas Antônio Prado e XV de Novembro.
Virada Cultural 2025 de SP: veja programação completa do evento, que completa 20 anos
Aparelhagem de Belém para SP
Aparelhagem Crocodilo é atração confirmada no evento Virada Cultural em São Paulo
Um dos nomes mais importantes da música de rua paraense, a aparelhagem Crocodilo Tudão, vai tocar nos intervalos dos shows no Palco do Anhangabaú, a partir das 18h de sábado (24). Será a primeira vez dela em São Paulo.
A estrutura, literalmente no formato de um crocodilo, é comandada pelos DJs Marlon Beats, Petrese e os irmãos Gordo e Dinho Pressão. Gaby Amarantos, Viviane Pancadão e a cantora Jaloo farão participações especiais nas apresentações da Crocodilo.
As donas da noite
A já consagrada Mamba Negra, uma das principais festas de techno da capital – que neste ano completa 12 anos – também marca presença nesta edição da Virada, no sábado (24), na Pista Anhangabaú, às 18h. Os DJs selecionados pela Mamba para integrar a line-up da Virada ainda não foram anunciados.
A Batekoo vira um after e vai assumir a Pista Aurora por volta das 6h, já no domingo (25). Criada em dezembro de 2014 em Salvador, a festa se expandiu para diversas cidades e, em São Paulo, se tornou bloco de carnaval e até festival.
A Batekoo escalou seis DJs para tomarem conta da pista e da festa Ralachão. Entre os nomes confirmados estão Clementaum, Mirands e Freshprincedabahia.
‘Novinhas’
Festa ‘Flerte’ da Novo Affair no Martinelli.
Pedro Lacerda.
Além das já consagradas festas que tomam conta da noite paulista, três “novinhas” que estão crescendo também ganham destaque nesta edição da Virada.
A primeira é a Submundo 808, um selo de Campinas, no interior do estado, que organiza festas privadas de funk. A Submundo ficou tão popular que passou a receber, em suas edições em Campinas, ônibus fretados da capital com pessoas que iam especialmente para a festa.
A estreia dela na capital foi no ano passado – e, só em São Paulo, foram mais de 10 mil ingressos vendidos em menos de 10 minutos.
Palco 360º, DJ no centro do público, sem repressão policial e fechado: baile funk sai das ruas e vira evento privado em SP
Festa Submundo privada em Campinas, no Interior de SP.
Divulgação/ Submundo 808
A Sub será a primeira atração da Pista Aurora, no sábado (24), a partir das 18h. Para a edição da Virada, foram escalados Kenan e Kel, Majestade Babilônia, RD da DZ7, Tresk, Yuri, Ray, Clandestina, Nathan, M13, Clay e Th4ys.
A Novo Affair, festa que surgiu no final de 2023 com o intuito de celebrar o house music, também vai marcar presença nesta Virada. Foram escalados dez nomes para abrir a Pista Largo do Café, às 18h de sábado (24). Entre as atrações estão Paulete Lindecelva, Trindade e Gabto.
Outro nome que vem ganhando força na noite paulistana e que também está na Virada é a festa de música latina ¡SÚBETE!. Com nomes como DJ Fatah, DJ Thaís Queiroz e Papi Tele, a ideia é levar o perreo – forma de dança que se popularizou com o reggaeton – para a Pista República, já na madrugada, a partir da 0h de domingo (25).
Do Rio para São Paulo, quem também participa da Virada é a festa Mariwô, popular na noite carioca, especialmente por apresentar DJs de techno funk. A festa sempre monta um line-up que mistura house, techno, afrobeats e voguebeat – com elementos da cultura popular brasileira.
A Mariwô assume a Pista Largo do Café a partir da 0h. Aya Ibeji, Kontronatura, Balerands, Cafezin, Anddy Williams, Yaminah e DJ LHC vão comandar a festa.
Soundsystems
Ministereo Público.
Divulgação
A Pista XV de Novembro será dedicada à cultura soundsystem e ao reggae. A partir das 12h de domingo (25), diretamente de Salvador, na Bahia, o soundsystem Ministereo Público recebe Russo Passapusso, do BaianaSystem, para celebrar seus 20 anos de carreira justamente na Virada Cultural.
A programação ainda inclui Fresh Dancehall com Yellowman, África Mãe do Leão e Quebrada Sound System.
🎶✨ Veja a programação completa de festas da Virada Cultural! 🎉🔥
Pista República: Av. Ipiranga, 250 – República, São Paulo
18h – Mamba Negra (ainda sem line up)
00h – ¡SÚBETE! (Time completo com DJ Fatah, DJ Thaís Queiroz, Papi Tele +convidades surpresa)
06h – Capslock (ainda sem line up)
12h – Badsista and Friends (BADSISTA 13h — Kingdom 14h — Koka 15h — Eric Monteiro 16h — Show de Rock (Bassan + Kue) 17h — BADSISTA)
Pista Aurora: R. Aurora, 776 – Santa Ifigênia, São Paulo
18h – Submundo 808 (Kenan e Kel, Majestade Babilônia, RD da DZ7, Tresk, Yuri, Ray, Clandestina, Nathan, M13, Clay e Th4ys)
00h – Tijolo (Cesrv, RHR, Kontronatura e CRAZED)
06h – Batekoo (NandaTsunami, Freshprincedabahia, Tago, Mirands, Clementaum, Ralachao DJ Set e Afroboneca)
12h – Pratododia All Stars (Allan Gimenes, PrimoDJMooCado, Canseideserlove e Laura Fonseca)
Pista Arouche Flores: Largo do Arouche, 77 – República, São Paulo
18h – Discopédia (DJ Dandan, DJ Marco, DJ Nyack)
00h – Selvagem (Cremosa Vinil, Anhanguera djs, Trepanado e Zopelar.
06h – Baile da Sodo (Lara, Vicx, Aya Ibeji, Babyicq e Majestade Babilonia)
12h – Ocupação Fervo (12h: Nadyne, Mzčejà Tåbëbo, Donatinho e o Baile da Pesada, 15h: Mzčejà Tåbëbo, 15h30: Gigante César, 16h30: Pista FERVO com Pio Figueiroa)
Pista Largo do Café: Largo do Café s/n, Centro – São Paulo
18h – Novo Affair (Affair Djs, Carlim B2B Gabto, Djeizza, Paulete Lindacelva, Brunessa, Juani Maniva, Piracaio, Tanesha e Trindade)
00h – Mariwô (Aya Ibeji, Kontronatura, Balerands, Cafezin, Anddy Williams, Yaminah, Dj LHC)
06h – CDC apresenta: Complexcity (Aya Ibeji, Africanoise – live, bieL onLine pt. LOLE, Carlos do Complexo, Clementaum e Podeserdesligado)
12h – Baile da Ventura (antconstantino, CRONISTADOMORRO, Deekapz, Aisha Mbikila e Yaminah Mello)
Pista Antônio Prado: Praça Antônio Prado – Centro Histórico de São Paulo
18h – Mari Boaventura
20h – RHR
22h – OSGEMEOS
00h – Indus (Colômbia)
02h – Vermelho
04h – SYNTHPOPTROUBADOUR (Canadá)
Pista XV de Novembro: R. Quinze de Novembro, 194 – Sé, São Paulo
18h – Fresh Dancehall recebe Yellowman (Jamaica)
00h – África Mãe do Leão
12h – Ministereo Público recebe Russo Passapusso
15h – África Mãe do Leão convida Quebrada Sound System (Chile)
Palco Anhangabaú: Vale do Anhangabaú, Centro Histórico de São Paulo
Aparelhagem Crocodilo – de sábado (24), às 18h até domingo (25), às 18h
20 anos de virada
Virada Cultural 2025 de SP: veja os destaques da programação do evento
A Virada Cultural 2025, que acontece em 24 e 25 de maio na cidade de São Paulo, celebra duas décadas de história com uma programação diversificada em 21 palcos espalhados pela capital.
O evento chega a seu 20º aniversário com um orçamento semelhante ao do ano anterior. O investimento total para esta edição é de R$ 54 milhões, mas deverá receber uma suplementação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e chegar aos R$ 59,8 milhões aplicados em 2024.
Apesar da diminuição nos recursos, a prefeitura promete manter a qualidade da programação, que contará com mais de mil apresentações, incluindo shows de artistas como Luísa Sonza, João Gomes, Liniker, Alceu Valença, Péricles, Michel Teló e Sepultura.
Com o tema “20 anos em 24 horas”, a expectativa é atrair um público de 4,7 milhões de pessoas, número acima do registrado na edição anterior, que foi de 4 milhões.
A descentralização continua sendo uma marca do evento, com 16 palcos localizados em bairros periféricos e 5 no Centro.
Confira a divisão de palcos por região:
Sul: 7 (Jardim Nova Parelheiros, Jardim Myrna, Parque América, Cidade Júlia, Jardim Vergueiro, Jardim Bom Refúgio e Vila Heliópolis)
Oeste: 1 (Butantã)
Leste: 6 (Sapopemba, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaquera, Cidade Nova São Miguel e Belenzinho)
Norte: 2 (Vila Albertina e Jardim São Paulo)
Centro: 5 (Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca)
Outros espaços culturais
Virada Cultural 2025 celebra duas décadas de história
Além dos 21 palcos, a Virada Cultural terá atividades em mais de cem espaços culturais, como teatros, bares, centros culturais, bibliotecas, CEUs e instituições renomadas.
Além disso, 27 CEUs funcionarão como polos culturais com programações próprias. Entre os confirmados estão os CEUs Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Jaçanã, Parque do Carmo, São Miguel, Taipas, Vila Alpina e Vila do Sol.
A programação também contará com atividades em 20 unidades do Sesc, incluindo as unidades da Avenida Paulista, 24 de Maio, Pompeia, Santo Amaro, Santana, Itaquera e Campo Limpo, além da participação de instituições como Masp, Japan House, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Casa das Rosas e Centro Cultural Fiesp, entre outras.
Espaços independentes como Reserva Cultural, Grupo Tokyo, Galeria Metrópole e Cineclube Cortina também estarão envolvidos.
A proposta é oferecer ao público atrações que vão desde piano na praça, projeções visuais, mágicos e cortejos de rua até bailes populares, rodas de conversa, concertos e flash mobs, unindo tradição e inovação artística.
Segurança e monitoramento
A prefeitura promete repetir o modelo de segurança adotado durante o carnaval. Serão 9.900 agentes de segurança trabalhando no evento, sendo 4.200 policiais militares, 1.900 guardas civis e 3.860 seguranças privados.
Nos 21 palcos, haverá controle de acesso com revista realizada por seguranças privados. Estão proibidos objetos cortantes, perfurantes, vidro, arma branca e de fogo, além de fogos de artifício.
“Essa revista inibe a entrada de droga. Virada Cultural não é para ter uso de droga, é para ter cultura”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando.
Cerca de 25 mil câmeras do programa Smart Sampa – que usa tecnologia baseada no reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça – também vão auxiliar no monitoramento do acesso aos palcos.
No carnaval, a adoção das câmeras foi alvo de críticas. O núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública chegou a pedir a suspensão da medida, com o intuito de garantir o direito de livre manifestação dos foliões, sem “vigilância” por parte da gestão municipal.