Maioria dos estrangeiros contratados em SC trabalha na indústria de alimentos – Foto: Reprodução/Fiesc/Eduardo Marques/ND
Além de registrar a menor taxa de desemprego no país, Santa Catarina se destaca como o segundo estado que mais contratou trabalhadores estrangeiros no primeiro trimestre de 2025. O saldo é de 5.429 novos empregos com carteira assinada.
Conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o estado representa 25% das 25,1 mil contratações no Brasil. Ou seja, a cada quatro estrangeiros empregados no país, um trabalha em Santa Catarina.
Em 2024, o estado liderou o ranking de estrangeiros contratados, com saldo de 18,9 mil imigrantes com carteira assinada. Desses, 74,7% eram venezuelanos.
Os estrangeiros representaram cerca de 18% das novas admissões em Santa Catarina, o que significa que um em cada seis empregados no ano passado não tinha nacionalidade brasileira.
Santa Catarina é responsável por um quarto dos estrangeiros contratados com carteira assinada no país – Foto: Divulgação/ND
“Santa Catarina é um estado muito procurado devido ao grande número de oportunidades disponíveis. A economia aquecida, os incentivos ao empreendedorismo e a simplificação do ambiente de negócios são alguns dos nossos atrativos”, observa o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Venezuelanos são os principais estrangeiros contratados em SC
No primeiro trimestre de 2025, Santa Catarina ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, que contratou 5.454 estrangeiros. Em terceiro, está o Paraná (5.221), seguido de São Paulo (2.957) e Minas Gerais (600).
Imigrantes latino-americanos encontram oportunidades de trabalho em SC – Foto: Divulgação/Secom SC/ND
Entre os 5.429 trabalhadores estrangeiros contratados em Santa Catarina este ano, estão 3.177 venezuelanos, 845 cubanos, 637 haitianos, 297 paraguaios e 262 argentinos.
A maioria dos imigrantes com carteira assinada trabalha em plantas industriais de fabricação de alimentos, sobretudo na cadeia de produção de carnes e outros itens da agropecuária.