Motoristas devem ter atenção ao beber e tentar conduzir um carro – Foto: Freepik/ND
Você já sabe que bebida alcoólica e direção não combinam, é uma postura imprudente dos motoristas e pode causar graves acidentes. Para evitar problemas com as leis de trânsito, é importante que o condutor fique atento ao seu estado e ao tempo mínimo em que ingeriu álcool para assumir o volante.
De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), alguns testes de alcoolemia pode detectar rastros até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é esperar esse tempo para assumir o volante.
O especialista em medicina do tráfego, Dirceu Alves, explica que quanto mais você beber, maior será a dificuldade do corpo humano em processá-lo.
Segundo ele, cada dose de bebida alcoólica levaria cerca de uma hora para sair do organismo, porém apenas em casos de quantidades reduzidas, como uma latinha de cerveja, por exemplo.
Alves alerta que se a pessoa decidir beber mais, o tempo de espera pode ser maior do que as 12 horas recomendadas. “O recomendado é que nos casos de consumo excessivo, o motorista espere pelo menos 24 horas para dirigir novamente”.
Beber e dirigir: diferença entre homens e mulheres
Já a nutricionista Roberta Nogueira acredita que é complicado determinar um tempo fixo para beber e dirigir depois devido às variáveis que envolvem o processo de metabolização do álcool no organismo.
“Pode ter diferenças dependendo do tipo de bebida. Se a pessoa se alimentar enquanto ingere o álcool, isso também ajuda a reduzir o cálculo. Mesmo assim, não podemos afirmar um limite de tempo”.
Ela aponta diferenças entre homens e mulher no consumo de álcool. “Quando as mulheres ingerem um copo de vinho, é como se tivessem ingerido dois em relação ao homem, pois há uma dificuldade maior na digestão do álcool”, afirma.
A legislação brasileira já configura como infração gravíssima os motoristas que dirigem com nível de álcool de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l e configura uma infração gravíssima e 0,34 mg/L no ar expelido no teste do bafômetro.
O que acontece se eu for pego no bafômetro?
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir sob influência de bebida alcoólica ou qualquer outra substância psicoativa é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da CNH por 12 meses e o carro retido.
Segundo o artigo 306 do CTB, a condução sob efeito de bebida alcoólica ou substância psicoativa pode levar a detenção de seis meses a três anos, se o bafômetro denunciar uma concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
E se eu negar fazer o teste bafômetro?
O motorista que se recusar a fazer o bafômetro também comete uma infração gravíssima e deverá pagar multa de R$ 2.934.70. Assim, a CNH também ficará suspensa por 12 meses e o carro será retido.