A ex-deputada Cristiane Brasil fez declarações sobre o padre Fábio de Melo – Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
A ex-deputada Cristiane Brasil chamou a atenção nesta semana depois de fazer comentários polêmicos sobre o padre Fábio de Melo nas redes sociais. Nas publicações, ela insinuou que o padre leva uma vida dupla e teria se envolvido com homens casados, o que, segundo ela, não combina com a imagem que ele passa ao público.
“Não tenho nada contra a orientação sexual de ninguém, mas não dá para viver essa mentira e ainda acabar com a vida dos outros e ficar dando uma de santo não!”, escreveu Cristiane em uma de suas postagens.
Ela citou nomes, insinuações e episódios específicos para dar força às suas alegações contra o padre Fábio de Melo. As falas logo inflamaram as redes sociais.
Mas quem é Cristiane Brasil?
Cristiane Brasil Francisco, mais conhecida como Cristiane Brasil, é advogada e foi deputada federal pelo Rio de Janeiro entre 2015 e 2019. Ela tem 51 anos e é filha do também ex-deputado Roberto Jefferson.
Antes de tentar carreira nacional, Cristiane teve três mandatos de vereadora, eleita em 2004, 2008 e 2012. Conquistou apenas um mandato como deputada federal, quando foi eleita em 2014, com 81.817 votos. Em 2018, não repetiu o desempenho e ficou de fora do Congresso Nacional com pouco mais de 10 mil.
Cristiane Brasil foi vereadora e deputada federal – Foto: PRTB/Reprodução/ND
Em 2018, Cristiane chegou a ser nomeada Ministra do Trabalho pelo então presidente Michel Temer, mas sua posse foi suspensa pela Justiça. O motivo? A ex-deputada havia sido condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, por irregularidades trabalhistas.
A repercussão da condenação levantou dúvidas sobre sua aptidão moral para ocupar o cargo, e a nomeação acabou sendo cancelada oficialmente.
Ligação com o pai e histórico político
Cristiane Brasil seguiu uma linha conservadora na política e teve papel importante nas articulações que levaram o PTB, partido ao qual era filiada, a apoiar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
Ela também carrega o legado do pai, Roberto Jefferson, envolvido em múltiplas polêmicas. Além do escândalo do Mensalão, Jefferson foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, passou pela prisão domiciliar e, mais recentemente, foi preso novamente após ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal com armas em um vídeo divulgado em 2021. Atualmente, cumpre prisão domiciliar por motivos de saúde.
Cristiane Brasil e Roberto Jeferson – Foto: Instagram/Reprodução/ND
Cristiane Brasil também foi investigada sob suspeita da Operação Catarata II, que apura um suposto esquema de corrupção na Fundação Leão XIII, órgão do governo do Rio de Janeiro responsável por políticas de assistência social entre 2015 e 2018.
Cristiane é uma das 27 rés na ação penal, ao lado de nomes como o ex-secretário estadual de Educação Pedro Fernandes. Os acusados respondem por crimes como organização criminosa, peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitações, mas todos negam as acusações.
Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça decidiu anular o recebimento da denúncia, o que faz com que o processo volte à estaca zero. Ou seja, o caso terá que recomeçar do início na Justiça.
Além disso, em outubro de 2024, a Justiça do Rio de Janeiro autorizou que Cristiane Brasil voltasse a exercer funções públicas, mesmo enquanto ainda era investigada por suspeitas de irregularidades em contratos de assistência social no estado.