Oscar à vista? Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho levam prêmios no Festival de Cannes

‘O Agente Secreto’ é dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura – Foto: Kleber Mendonça Filho/@kleber_menconca_filho/Instagram/ND
A 78ª edição do Festival de Cannes, um dos eventos mais consagrados do cinema, concedeu ao ator, Wagner Moura, e ao diretor, Kleber Mendonça Filho, os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção pelo longa O Agente Secreto.
A produção é um thriller político ambientado no final dos anos 1970, durante a ditadura militar brasileira. A Palma de Ouro, prêmio principal do evento, consagrou o filme iraniano It Was Just an Accident como Melhor Filme.

Pouco antes do anúncio dos vencedores, o longa brasileiro foi agraciado com o prêmio de melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também com o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.
Apesar de ser presença constante no festival, o Brasil não foi vencedor de nenhuma Palma de Ouro em mais de 60 anos. A única já vencida pelo País foi com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962.
‘O Agente Secreto’ foi ovacionado durante 13 minutos no Festival de Cannes – Foto: Divulgação/ND
Os vencedores da Palma de Ouro costumam ganhar certo destaque nas disputas pelo Oscar. No ano passado, por exemplo, o grande vencedor, Anora, de Sean Baker, levou os prêmios de Melhor Filme, Diretor, Atriz (Mikey Madison), Roteiro e Montagem na maior premiação do cinema.
Veja a lista de vencedores do Festival de Cannes 2025:

Palma de Ouro: It Was Just an Accident, de Jafar Panahi;
Melhor Roteiro: Young Mothers, de Jean-Pierre and Luc Dardenne;
Melhor Ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto;
Prêmio Especial: Resurrection, de Bi Gan;
Camera dOr: The Presidents Cake, de Hassan Hadi;
Menção especial da Camera dOr: My Fathers Shadow, de Akinola Davies Jr;
Palma de Ouro para curta-metragem: Im Glad Youre Dead Now, de Tawfeek; Barhom
Menção especial da Palma de Ouro para curta-metragem: Ali, de Al Rajeev;
Melhor Direção: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto;
Prêmio do Júri: Sirat, de Oliver Laxe, e The Sound of Falling, de Mascha Schilinski.

Filme estrelado por Wagner Moura foi ovacionado em Cannes
O longa brasileiro “O Agente Secreto” foi ovacionado por cerca de 13 minutos ininterruptos no domingo (18), durante sua exibição no Festival de Cannes 2025. Os aplausos calorosos vieram após a primeira exibição pública do longa dirigido por Kléber Mendonça Filho.

1
2

Wagner Moura levou prêmio de Melhor Ator pelo longa ‘O Agente Secreto’ – Kleber Mendonça Filho/@kleber_menconca_filho/Instagram/ND

2
2

Wagner Moura em cartaz de divulgação do filme ‘O Agente Secreto’ – Divulgação/Victor Jucá/ND

Estrelado por Wagner Moura, a produção pode estar trilhando um caminho semelhante ao de “Ainda Estou Aqui”, que emocionou o público no Festival de Veneza em 2024 e, mais tarde, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional — além de ter sido indicado à categoria de Melhor Filme.
*Com informações do Estadão Conteúdo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.