Hugo Calderano fez história no Mundial de Tênis de Mesa 2025 – Foto: Hugo Calderano/@hugocalderano/Instagram
Após um duelo eletrizante, o brasileiro Hugo Calderano foi derrotado pelo número dois do ranking mundial, o chinês Wang Chuqin, por 4 sets a 1. A disputa ocorreu neste domingo (25).
Apesar da derrota, Calderano fez história. Com a medalha de prata, o brasileiro se tornou o primeiro atleta fora da Europa e da Ásia a conquistar uma medalha no Mundial de Tênis de Mesa, em Doha no Catar.
Após um primeiro set muito equilibrado, o chinês, que já ocupou o topo do ranking mundial, conseguiu abrir vantagem de 2 sets a 0.
Hugo Calderano reagiu no terceiro set, mas com seriedade, Wang garantiu a vitória naquela que era sua primeira final de Campeonato Mundial.
A segunda colocação é histórica para o Brasil. Em uma competição tradicionalmente dominada por atletas asiáticos — com a China sendo o berço da modalidade e vencedora de todos os ouros nas Olimpíadas de Paris 2024 — o feito do brasileiro ganha ainda mais destaque.
Calderano, atualmente terceiro colocado no ranking mundial, já havia feito história na semifinal ao eliminar o número 5 do mundo, Liang Jingkun, por 4 a 3, neste sábado (24).
Com a ida à decisão, ele se tornou o primeiro sul-americano a alcançar uma final de Campeonato Mundial, rompendo a hegemonia chinesa na modalidade.
Hugo Calderano venceu copa do mundo de Tênis de Mesa
O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano fez história neste domingo ao derrotar o chinês Lin Shidong na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa na Galaxy Arena, em Macau, na China, e se sagrar campeão mundial do esporte.
Para conquistar o maior feito de sua carreira, se tornando o primeiro mesa-tenista de todas as Américas a vencer a competição, Calderano derrotou os três melhores do ranking mundial. Na final, ele passou por Lin Shidong, número 1 do mundo, por 4-1, com parciais de 6-11, 11-7, 11-9, 11-4 e 11-5.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Hugo Calderano (@hugocalderano)