Pai e filho lutadores: dupla blumenauense fica em 1º e 3° lugar em torneio de jiu-jítsu

Pai e filho lutadores competem em torneio europeu de jiu-jítsu – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Uma história que tem como protagonistas pai e filho lutadores mostra como o poder da família pode ajudar a superar desafios e obstáculos.
Osmar Gustavo Telles, de 35 anos, e seu filho João Gabriel Adriano Coelho Telles, de 15 anos, participaram do Campeonato Europeu Kids de Jiu-Jitsu, onde João conquistou o primeiro lugar e Osmar garantiu a terceira colocação.

Pai e filho lutadores de jiu-jítsu
João lutou na categoria infanto-juvenil 3, faixa laranja, até 73 quilos, enquanto seu pai, lutou na categoria master 1, faixa preta, até 76 quilos.
Em fala ao ND Mais, Osmar comentou sobre o sentimento de ver seu filho vencendo o torneio, disputado em Roma, na Itália.
“Eu fiquei muito feliz como pai, como professor, muito feliz com o resultado do João, mas é algo que nós já esperávamos, nós temos treinado bastante, trabalhado bastante, então é algo que não teria como dar errado.”
Já sobre seu despenho individual, o pai comenta que ficou satisfeito com a terceira colocação.
“Estou muito contente, tive dois resultados, consegui terceiro lugar na minha categoria até 76kg e o absoluto que abre todos os pesos da mesma faixa, da mesma categoria, também consegui terceiro lugar.”

1
2

João foi campeão na categoria infanto-juvenil 3, faixa laranja, até 73 quilos – Arquivo Pessoal/ND

2
2

Já Gustavo, ficou em terceiro lugar na categoria master 1, faixa preta, até 76 quilos e o absoluto – Arquivo Pessoal/ND

Treinos diários e dedicação intensa
Osmar iniciou no jiu-jitsu aos 19 anos, por meio de um amigo. Ele praticava musculação e decidiu conhecer a arte marcial, sendo apresentado ao mestre Jean Feijó, líder da equipe Auron. Desde então, fez do jiu-jitsu sua vida, seu trabalho e seu lazer.
“Amei o jiu-jitsu desde o primeiro momento. Fiz desse esporte a minha vida, meu trabalho, meu lazer. E a partir dos quatro anos, o meu filho também iniciou no jiu-jitsu por meu incentivo.”, comentou Osmar.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Gustavo Telles (@tellesgus)

O filho também passou a praticar o esporte, integrando uma turma infantil criada por Osmar. Desde então, eles treinam juntos diariamente.
Segundo seu pai, João treina de segunda a sexta. Segunda, quarta e sexta na academia CT Pastor, com Osmar. Terça e quinta na academia do mestre Jean Feijó.
João começou a treinar com quatro anos – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Além disso, realiza preparação física com o personal Rafael Venturelli, tem acompanhamento médico com o doutor William e participa de estudos de técnicas e posições pela plataforma BJJ ProTech.
A rotina inclui ainda o acompanhamento de grandes campeonatos, como o Europeu e o Brasileiro, além da análise de vídeos das lutas de João, revisão de regras e cursos de arbitragem.
O foco da preparação é estar pronto para todas as lutas, não somente para competições específicas. A dupla treina de segunda a sexta, e nos finais de semana costuma participar de competições.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Jean Feijo BJJ (@jeanfeijobjj)

Próxima competição a vista
No dia 15 de junho, João terá seu próximo desafio: o Brasileiro de Jiu-jítsu Kids, em Barueri, São Paulo.
A preparação do pai e filho lutadores já iniciou, e o jovem está confiante para conquistar mais uma competição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.