Itanhaém, SP, elege papagaio-de-cara-roxa como ave símbolo do município; entenda


Escolha foi feita com base nas cinco aves mais votadas pela população. O animal integra a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Itanhaém, no litoral de SP, elege Papagaio-de-cara-roxa como ave símbolo do município
Belmira McLeod/VC no TG
O Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) foi escolhido como ave símbolo de Itanhaém, no litoral de São Paulo. A decisão foi tomada em unanimidade na última terça-feira (20) pela Comissão de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Conforme apurado pelo g1, a escolha foi feita com base nas cinco aves mais votadas pela população:
Papagaio-de-cara-roxa
Piru-piru (Haematopus palliatus)
Trinta-réis-real (Thalasseus maximus)
Saíra-sapucaia (Tangara peruviana)
Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus).
Após análise técnica, a Comdema definiu os três finalistas do concurso: o Papagaio-de-cara-roxa, Piru-piru e Trinta-réis-real.
Papagaio-de-cara-roxa (à esq.), Piru-piru (centro) e Trinta-réis-real (à dir.).
Edvaldo de Souza/ TG, Davi Pasqualetti e Reprodução/Elisa Ilha
De acordo com a comissão, foram considerados critérios como endemismo — ocorrência de uma espécie exclusiva da região — facilidade de avistamento e participação popular. Com base nesses pontos, o Papagaio-de-cara-roxa foi eleito como representante oficial da fauna local.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à preservação da Mata Atlântica. A proposta é ampliar o vínculo da população com o meio ambiente e fortalecer a identidade ecológica de Itanhaém, além de incentivar o ecoturismo por meio da observação de aves.
Segundo o Comdema, estudantes da ETEC de Itanhaém vão desenvolver um projeto de comunicação visual, com entrega prevista para outubro. A ideia é criar um mascote oficial e materiais para popularizar a ave e reforçar a preservação da região do Rio Preto, onde o papagaio costuma ser encontrado.
Ameaçado de extinção
Espécie está classificada como ‘Vulnerável’ na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)
Ciro Albano
A espécie está classificada como “vulnerável” na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A categoria inclui espécies que, embora não estejam em risco iminente de extinção, demandam atenção quanto à conservação do grupo.
Conforme noticiado pelo g1 anteriormente, a ameaça de extinção está relacionada, principalmente, ao desmatamento e à captura para o tráfico de animais silvestres.
A espécie mede cerca de 37 centímetros e costuma viver em grandes bandos, no entanto, durante o período reprodutivo, os indivíduos formam casais.
Para sobreviver, esse animal necessita de um mosaico de formações florestais como floresta de restinga e de formações inundáveis de caixetais e guanandizais.
Populações do Papagaio-de-cara-roxa são comumente encontradas no Vale do Ribeira e na Baixada Santista, apresentando comportamentos distintos dependendo da região.
Em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, por exemplo, os papagaios passam o dia no continente e retornam às ilhas e ilhotes costeiros ao anoitecer. Já os grupos de Itanhaém e Peruíbe vivem essencialmente no continente. Há ainda diferenças na vocalização (canto) entre populações.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.