Padre Vilson Groh recebeu homenagem das mãos do vice-presidente Geraldo Alckmin – Foto: Divulgação/ND
O padre Vilson Groh recebeu nesta terça-feira (27) o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
A homenagem foi entregue pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em reconhecimento ao trabalho de Groh na promoção da cidadania e inclusão social por meio da educação.
O padre Vilson Groh recebeu hoje o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A homenagem foi entregue pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em reconhecimento ao trabalho de Groh na promoção da cidadania e inclusão social por meio da educação.
A Ordem de Rio Branco é destinada a cidadãos e instituições que prestam serviços relevantes ao país ou demonstram méritos excepcionais em suas áreas de atuação. Criada em 1963, a honraria leva o nome do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.
Padre Vilson Groh é uma das figuras mais respeitadas na luta por justiça social em Santa Catarina. Membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Florianópolis e fundador do Instituto Vilson Groh, ele atua há décadas em comunidades vulneráveis da Grande Florianópolis.
Seu trabalho é voltado principalmente à formação de crianças, adolescentes e jovens, promovendo o acesso à educação, cultura, esporte e oportunidades de trabalho como forma de romper com ciclos de exclusão.
A atuação do Instituto Vilson Groh se tornou referência nacional e internacional em iniciativas de transformação social com base nos direitos humanos e na inclusão. A entrega da comenda reforça o impacto do trabalho desenvolvido pelo religioso e simboliza o reconhecimento institucional a uma trajetória marcada pela dedicação à dignidade das populações mais pobres.
O trabalho do padre é voltado principalmente à formação de crianças, adolescentes e jovens, promovendo o acesso à educação, cultura, esporte e oportunidades de trabalho como forma de romper com ciclos de exclusão.
A atuação do Instituto Vilson Groh se tornou referência nacional e internacional em iniciativas de transformação social com base nos direitos humanos e na inclusão.
A entrega da comenda reforça o impacto do trabalho desenvolvido pelo religioso e simboliza o reconhecimento institucional a uma trajetória marcada pela dedicação à dignidade das populações mais pobres.