‘Não sejam bem-vindos’: hamburgueria do interior de SP viraliza ao oferecer ‘pior atendimento possível’ aos clientes


‘Fazendo inimigos’ desde 2019 em Sorocaba (SP), o estabelecimento recebe as pessoas de maneira ‘hostil’ (tudo na brincadeira, claro). Cardápio conta com sátiras de hambúrgueres famosos e lanches de pastrami. Hamburgueria viraliza ao oferecer ‘pior atendimento possível’ aos clientes em Sorocaba
POV: você foi bem atendido em um restaurante que se orgulha de oferecer “o pior tratamento possível” aos clientes. Este é o objetivo de uma hamburgueria de Sorocaba, no interior de São Paulo, que viralizou nas redes sociais ao tratar as pessoas de maneira, digamos, “hostil”. Tudo na brincadeira, é claro.
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O nome do estabelecimento já mostra o quão “raiz” ele é: Primatas. A logo traz um ser humano primitivo com uma expressão nada simpática, e, na entrada do local, os clientes são recebidos com uma faixa e um capacho que dizem: “Não sejam bem-vindos” e “Sinta-se em casa, mas lembre-se que não está”.
Um vídeo de apresentação do espaço explica que o ambiente é “tóxico igual aos relacionamentos dos clientes” e que os atendentes são “totalmente despreparados”: “Estão aqui para atendê-los da pior maneira possível. Às vezes a gente bebe em serviço para ter que aturar a cara chata e feia de vocês”, diz o narrador. Assista ao vídeo acima.
Dentro da hamburgueria, há vários cartazes pendurados nas paredes que “ofendem” os clientes e alguns públicos específicos. Um deles, por exemplo, lista algumas proibições no local: vir com pressa, fumar “pen drive” (cigarro eletrônico), usar regata e sapatênis, falar “ranço”, fazer sugestão e ter razão. Em outro aviso, eles deixam claro que não têm: talheres, canudinho, copo com gelo e limão, dignidade e paciência.
Clientes são recebidos com uma faixa que diz: ‘Não sejam bem-vindos’
Divulgação
Na área de fumantes – ideal para quem, segundo o vídeo, quer “morrer logo” – uma pintura na parede mostra a evolução do ser humano, terminando com o meme do “playboy riquinho”. Ao lado, há as clássicas duas asas Instagramáveis, com a frase “insira aqui um imbecil” ao meio. No vídeo, o narrador explica que o espaço aberto conta com cadeiras desconfortáveis para que os clientes “vão embora logo”.
As “ofensas gratuitas” continuam nos banheiros. O masculino traz um cartaz que diz “Você é feio, não precisa de espelho!” acima da pia, enquanto o feminino conta com o seguinte aviso: “Retocar a maquiagem não vai disfarçar sua cara de cansada”. O vídeo reforça que a hamburgueria não tem espelhos, pois o público é composto por pessoas “fracas de feições”.
O gerente Edmilson fica no espaço VIP (Very Important Piece of Shit, na tradução deles) do estabelecimento e, com um taco de madeira, “afasta” os clientes reclamões. Há, inclusive, um botão quebrado (propositalmente) e uma pequena lixeira no local para quem deseja fazer sugestões e reclamações.
A hamburgueria também tem um espaço kids para os clientes deixarem os seus “pestinhas” e um aviso importante da gerência: “O último cliente será obrigado a lavar toda a louça”. Para completar, os funcionários usam camisetas que criticam desde o sapatênis (ele de novo!) até o smash burguer (um tipo de hambúrguer mais fino e prensado na chapa).
Espaço VIP, onde fica o gerente, e placa de ‘proibições’ na hamburgueria
Divulgação
Área kids para os clientes deixarem os ‘pestinhas’
Ana Paula Yabiku/g1
Banheiros masculino (à esquerda) e feminino (à direita) trazem ‘ofensas’ aos clientes
Ana Paula Yabiku/g1
Pinturas da evolução do ser humano e das asas Instagramáveis na parede da hamburgueria
Divulgação
Tratamento igualitário: ‘ruim’ para todos
Ao g1, o proprietário do restaurante, o empresário Danilo Henrique Medeiros, explica que a ideia de abrir uma hamburgueria e oferecer um atendimento informal e descontraído aos clientes surgiu na época em que ele trabalhou como bancário.
“Trabalhar com público gerou essa ‘revolta’ em mim, principalmente pelo banco ser segmentado para atender melhor quem tem mais dinheiro. A ideia aqui é atender a todos de maneira ‘ruim’ igual. Ninguém é melhor que ninguém. É como se estivéssemos com amigos… ou inimigos”, brinca.
Antes de mudar completamente de área, Danilo nunca havia trabalhado com gastronomia. No entanto, tinha o costume de fazer hambúrguer em casa para os amigos e sempre teve a curiosidade de visitar estabelecimentos e buscar referências. “Hambúrguer era a minha comida favorita, hoje odeio”, confessa.
“A ideia é gerar curiosidade: ‘será que eles vão atender mal mesmo?’. Mas só atendemos mal clientes sem educação. É aquela história: olho por olho. Mas, no nosso caso, acaba filtrando esse tipo de cliente, que nem vem aqui, e isso é ótimo”, completa o proprietário.
Criado em 2019, o estabelecimento segue firme e forte na missão de “fazer inimigos”, como o corretor de seguros Anderson Luis Vivan, de 37 anos, que é cliente da hamburgueria desde o início. Na opinião dele, o tratamento “hostil” é justamente o diferencial do espaço.
“Eu acho engraçado, hoje em dia é uma abordagem fora do tradicional, com as brincadeiras que eles fazem tanto nas redes sociais quanto na hamburgueria. Mas quem conhece eles e a casa sabe que o atendimento é impecável e o ambiente muito agradável. Não é à toa que somos cliente há tanto tempo e sempre estamos provando as novidades do cardápio”, conta.
Sugestões e reclamações dos clientes são ‘jogadas no lixo’
Divulgação
Releituras não autorizadas
No cardápio do estabelecimento, destacam-se as sátiras de hambúrgueres famosos e os lanches com pastrami (carne bovina curada e defumada). Também há entradas, porções, sobremesas e drinks “diferentões”.
Entre as “cópias não autorizadas” de lanches estão o Pior do Mundo (que é vegetariano), o CBÓdio, o Cheddar McMerd@, o Rodei, o Whopper Putaço e o Big Tristy – um dos mais vendidos do estabelecimento. Já a linha kids traz o MC Lanche Infeliz, que inclui um lanche, uma porção de nuggets ou fritas e uma bebida.
O Big Tristy é justamente o hambúrguer preferido de Anderson. “Por ser uma releitura de um lanche de uma rede de hambúrgueres famosa, com o toque deles. É hambúrguer de verdade, com ingredientes frescos e o melhor molho para acompanhar o lanche”, opina.
No cardápio, destacam-se as sátiras de hambúrgueres famosos e os lanches com pastrami
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MC Lanche Infeliz é opção de lanche para as crianças
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O ponto da carne recomendado pela casa é aquele em que o hambúrguer fica vermelho por dentro. Mas, se o cliente quiser a carne bem passada, basta escolher a opção “quero estragar o meu hambúrguer” no cardápio digital.
A hamburgueria está localizada no Jardim Astro e funciona todos os dias, das 18h15 às 23h. Às quartas e quintas-feiras, é realizada a “sad hour” (destinada a “reclamar, falar mal dos outros e encher a cara”), com descontos no chopp e em drinks.
Além disso, de segunda a quinta-feira, a casa oferece uma promoção no mínimo inusitada: quem provar que está matando aula ganha um chopp e um cigarro. Por fim, vale ressaltar que o espaço é “human friendly”, ou seja: o seu animal é bem-vindo, você nem sempre.
Espaço é ‘human friendly’: seu animal é bem-vindo, você nem sempre
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