Ações de acolhimento são reforçadas com a chegada do frio intenso em SC

Com previsão de frio, cidades do Litoral Norte reativam abrigos para pessoas em vulnerabilidade – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação/ND
Com a previsão de queda significativa nas temperaturas e a aproximação do inverno, as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, estão intensificando as ações de acolhimento à população em situação de rua.
Foram alinhadas estratégias para garantir proteção às pessoas mais vulneráveis durante o frio intenso que se aproxima.

Acolhimento e abrigo às pessoas em situação de rua durante o frio
Em Balneário Camboriú a Secretaria de Assistência Social  já está com planos bem definidos para enfrentar os dias gelados.
A Casa de Passagem do Migrante terá 35 vagas direcionadas às pessoas em situação de rua, além de 60 vagas no abrigo de inverno.
Pessoas em situação de rua terão abrigos em meio ao frio – Foto: Divulgação/Unsplash/ND
Em Itajaí, a Secretaria de Assistência Social também reforçou suas ações. A cidade está se preparando para ativar os abrigos de inverno e garantir que a população vulnerável tenha acesso a acolhimento adequado, especialmente em momentos de frio extremo. O município já planeja a ativação das vagas nos abrigos assim que houver a necessidade, priorizando a segurança e o bem-estar da população em situação de rua.
Previsão de frio intenso em SC
A previsão do tempo para os próximos dias indica a chegada de temperaturas bem mais baixas em SC, com destaque para esta quarta-feira (28), quando as temperaturas começam a cair de forma significativa.
Temperatura vão cair a partir de quarta-feira – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
No Oeste de Santa Catarina, a mínima pode ficar abaixo de 0°C nas áreas mais altas da Serra, enquanto no Litoral as temperaturas devem ficar em torno de 10°C.
Essa queda acentuada pode representar riscos, principalmente para as pessoas em situação de rua, o que torna ainda mais urgente a ativação dos abrigos e a ampliação das vagas de acolhimento.
Alerta laranja: frio extremo pode piorar doenças e causar acidentes
A Defesa Civil emitiu o alerta laranja de frio extremo para todas as regiões de Santa Catarina e afirmou que a chance é moderada a alta para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais suscetíveis da Serra Catarinense.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.