O prefeito Topázio Neto passou uma hora no centro cirúrgico do Hospital Baía Sul na manhã desta quarta-feira (28) – Foto: Leo Munhoz/Arquivo ND
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), foi internado na tarde de terça-feira (27) com fortes dores abdominais. Ele foi diagnosticado com colecistite aguda e submetido a uma cirurgia para remover a vesícula biliar na manhã desta quarta-feira (28).
Topázio Neto passou uma hora no centro cirúrgico e o procedimento durou 30 minutos. A vesícula foi retirada por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva em que o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen do paciente com auxílio de uma câmera.
Segundo o boletim médico, a cirurgia ocorreu sem intercorrências e o prefeito se encontra estável. A previsão é de que ele tenha alta nas próximas 24 horas.
O que é colecistite aguda, quadro que motivou a cirurgia de Topázio Neto?
O prefeito Topázio Neto passou por exames de imagem e laboratoriais, que revelaram um quadro de colecistite aguda. A doença consiste na inflamação da vesícula biliar, órgão localizado na parte inferior do fígado com papel importante na digestão de alimentos.
Prefeito foi internado no Hospital Baía Sul com relatos de fortes dores abdominais – Foto: Grupo Baía Sul/Divulgação
A colecistite aguda é uma doença comum, que provoca dor abdominal intensa e constante. O quadro pode ser acompanhado de febre e outros sintomas, como náusea e vômito.
A doença é uma complicação da colelitíase, inflamação provocada pela obstrução persistente do ducto cístico por um cálculo. O processo inflamatório agudo é causado pela liberação de enzimas inflamatórias em decorrência do bloqueio.
Vesícula biliar foi retirada por videolaparoscopia – Foto: Reprodução/Internet/ND
Os cálculos biliares, também conhecidos como pedras na vesícula, são depósitos endurecidos de bile, compostos por colesterol ou pigmento biliar, que inflamam o órgão.
Topázio Neto foi internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis, na terça-feira, consciente e com sinais vitais estáveis. Ele permanece no cargo durante a internação.