A nova tecnologia nos carros elétricos permite frear o carro suavemente – Foto: Reprodução/https://greenvibe.pt/
O mundo dos carros passou por uma transformação importante nos últimos anos com o pedal do acelerador dos carros. A chegada dos carros elétricos e híbridos marcou um antes e um depois na maneira de entender a condução.
O que antes era o pedal do acelerador dos carros, agora pode cumprir uma dupla função, muito útil e ainda pouco conhecida por muitos condutores.
Quem ainda não dirigiu um desses modelos se surpreende ao descobrir que ao levantar o pé do pedal do acelerador, o carro começa a travar sozinho, sem precisar pisar no pedal do freio.
Esta característica com pedal do acelerador dos carros, conhecida como “Um único pedal” ou “One Pedal Driving”, não só oferece conforto, como também permite recuperar energia para as baterias do carro. Esta tecnologia representa um pequeno truque com grandes benefícios.
Função secreta do pedal do acelerador dos carros
Uma das diferenças mais notáveis na função secreta no uso do pedal do acelerador dos carros que serve apenas para aumentar a velocidade, nos elétricos e que também serve para travar e regenerar energia.
Esse sistema permite que ao deixar de pressionar o acelerador, o carro comece a reduzir a velocidade de forma automática e progressiva. Mas não se trata de um simples freio com motor nos veículos térmicos.
Esse efeito não só melhora a autonomia, como também reduz o uso do freio tradicional, o que pode prolongar a vida útil dos seus componentes. Para muitos condutores habituados ao uso intensivo do freio, a primeira experiência com o “One Pedal” pode ser chocante, mas em pouco tempo torna-se algo prático.
Uma das principais vantagens desse sistema é a recuperação de energia. Embora não substitua a necessidade de ligar o carro à corrente, esta função pode fazer a diferença em situações em que a autonomia é crítica.
Nas cidades, onde é comum acelerar e parar constantemente, este sistema ajuda a suavizar a condução e reduzir o cansaço. Outra vantagem importante é a redução do desgaste do sistema de freios, uma vez que, ao depender menos do pedal do freio, as pastilhas e os discos duram mais tempo, o que implica uma poupança na manutenção.
Como é que esta função é ativada nos carros elétricos?
Embora esta função seja muito prática, ela não substitui completamente o pedal do freio. Existem situações em que será indispensável utilizá-lo, como frenagens de emergência, descidas íngremes ou manobras precisas em espaços reduzidos.
A tecnologia com o pedal do acelerador dos carros é um bom exemplo de como estes veículos recompensam a suavidade e a antecipação na condução. Através desta técnica, os condutores aprendem a antecipar o trânsito, a calcular as distâncias e a aproveitar as inclinações ou frenagens suaves para ganhar alguns quilômetros de autonomia.
Este sistema pode facilitar a transição para modelos mais respeitosos com o ambiente. O melhor de tudo é que não requer grandes conhecimentos técnicos nem esforço adicional por parte do condutor: basta aprender a levantar o pé no momento certo.