Data é considerada a quarta mais importante para o varejo brasileiro – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, o Dia dos Namorados é considerado a quarta data mais importante para o varejo no país. Para 2025, o setor projeta um possível aumento nas vendas em relação ao ano anterior, embasado no desempenho positivo de todas as datas comemorativas já celebradas neste ano, que apresentaram elevação no consumo.
Segundo a Pesquisa Globo & PiniOn, cerca de 68% das pessoas afirmaram que pretendem comemorar a data, representando um crescimento de 12% em comparação com 2024.
Além disso, 81% dos entrevistados disseram ter intenção de ir a restaurantes em 12 de junho, quando se celebra o Dia dos Namorados no Brasil.
Dia dos Namorados amplia tendência de consumo afetivo e experiências personalizadas
O consultor e especialista em vendas e gestão empresarial, Marcelo Reis, destaca que a forma de celebrar a data mudou ao longo do tempo. “Antes centrado em presentes e jantares, o hábito passou a incorporar experiências mais completas, como estadias em spas e viagens de curta duração. Nessa lógica, o mimo vira complemento da experiência”, afirma.
Experiências como viagens passaram a ser mais valorizadas como forma de presente – Foto: Banco de Imagens/ND
Marcelo Reis também alerta os consumidores para cuidados na hora de presentear, com atenção especial à saúde financeira.
“Definir um orçamento com antecedência, buscar itens com valor emocional ou utilidade prática, evitar compras de última hora e comparar preços entre o comércio físico e online são estratégias simples que evitam arrependimentos. A escolha de experiências personalizadas também é um diferencial valorizado”, orienta.
Experiências exclusivas com valor emocional podem ser mais impactantes, segundo especialista – Foto: Banco de Imagens, ND
Do lado dos lojistas, a orientação é explorar sugestões que considerem diferentes faixas de preço, investir em kits montados sob medida e destacar propostas que vão além do produto, como jantares, passeios ou outras experiências.
Ainda segundo o consultor, a presença digital e vitrines que dialoguem com a diversidade de estilos e tipos de relacionamentos também são fatores que fortalecem a marca diante do consumidor contemporâneo.
“O desafio das marcas é entregar um valor percebido, mesmo em faixas mais acessíveis. O consumidor está atento a boas combinações que reúnam afeto, como um jantar ou uma viagem, com uma lembrança simbólica”, conclui Reis.