Protesto de indígenas ocupa três prédios da prefeitura de Parauapebas, no Pará

Manifestantes cobram cumprimentos de acordos. Indígenas ocupam três prédios da prefeitura de Parauapebas
Indígenas da etnia Xikrin ocuparam na quinta-feira (16) três prédios da prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará.
A manifestação foi para cobrar o cumprimento de um acordo, firmado durante reunião na Câmara dos Vereadores na última terça-feira (14).
No encontro, o governo municipal se comprometeu em enviar maquinários para recuperar estradas de acesso às aldeias, o que, segundo os manifestantes, não ocorreu.
Os prédios ocupados foram o Departamento de Arrecadação, o Gabinete do Prefeito e o prédio onde funciona a Secretaria de Obras e o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
O grupo cobra a recuperação de estradas, implantação de escolas indígenas e melhorias no atendimento à saúde nas aldeias.
A lista de reivindicações é extensa e, de acordo com os manifestantes, as ocupações ocorreram após quebra de acordo por parte da prefeitura municipal.
No encontro com a prefeitura ficou definido que maquinários seriam enviados na quarta-feira para dar início à recuperação de estradas que dão acesso às aldeias, o que não aconteceu.
Segundo a liderança do grupo, a pauta com os pontos reivindicados foi entregue à gestão municipal em 2023, mas não teve resposta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.