
Passageiros relataram barulho e más condições do Boeing 767-300 que fazia a rota Recife–Madri. Combustível foi descartado durante voo para que avião pudesse pousar. Passageiro relata tensão em voo inaugural do Recife para Madri após avião dar voltar no ar e retornar a aeroporto
Passageiros que estavam no voo inaugural do Recife para Madri relataram momentos de tensão desde a decolagem do avião (veja vídeo acima). A aeronave teve um problema técnico e retornou ao Aeroporto do Recife após ficar dando voltas e passar duas horas no ar, perto da costa brasileira. O voo da Azul Linhas Aéreas era operado pela companhia Euroatlantic.
“A gente estava percebendo que a aeronave não estava ganhando altitude. Já estava em cima do Oceano Atlântico, e a gente achou muito estranho porque a aeronave estava baixinha ainda. A gente só percebia e ouvia o barulho como se a aeronave quisesse pegar força, mas não conseguia. Aí todo mundo começou a ficar meio tenso, apreensivo”, disse o professor Dario Brito, um dos passageiros do voo.
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Outros passageiros contaram, ainda, que o avião aparentava ser antigo e tinha problemas para fechar compartimentos de bagagem, além de televisores quebrados, poltronas que não reclinavam e odor forte. Em um vídeo feito por passageiros durante o voo, é possível escutar barulho na aeronave.
“Era uma aeronave bem apertada, velha, até o cheiro muitas pessoas sentiram, já foi aquela angústia de primeira impressão. […] As comissárias não falavam nada e ficamos sem notícias. Só falaram que iríamos voltar ao Recife em 20 minutos, mas passou quase uma hora e com um barulho na aeronave”, afirmou a empresária Bia Sodré, que estava dentro do avião junto com o filho.
O problema técnico na aeronave só foi comunicado aos passageiros após mais de meia-hora de voo, segundo relatos de quem estava na aeronave. De acordo com a vigilante Carla Silva, foram momentos de apreensão.
“Passamos uma tensão muito forte. Inclusive o avião com uma aparência velha. Após uns 40 minutos, ele [o piloto] disse que estava com problema de pegar altitude, com problema no ‘flap'”, disse a passageira. O “flap” são abas instaladas nas “asas” da aeronave. A estrutura funciona para ajudar na sustentação do avião, garantindo aterrissagem e decolagem seguras.
Em comunicado oficial sobre o ocorrido, a Azul não informou o que provocou o problema, mas disse que não houve declaração de emergência. Em nota, a companhia aérea disse que a “aeronave orbitou antes do pouso, por protocolos preventivos, para diminuição do peso para aterrissagem”.
Boeing operado pela companhia Euroatlantic apresentou problemas técnicos
Reprodução/TV Globo
Inauguração da rota Recife–Madri
A aeronave, um Boeing 767-300 com bimotor a jato, decolou às 19h52 e aterrissou às 21h49 da terça-feira (10), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A previsão era de que o avião chegasse à Espanha às 8h30 desta quarta-feira (11).
Sem informar o problema apresentado pela aeronave, a Aena, empresa que administra o aeroporto, disse que o piloto solicitou retorno após a decolagem e “o pouso transcorreu dentro da normalidade”.
Apesar de a Azul ter afirmado que os clientes receberam “a assistência prevista na Resolução 400 da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]”, que se aplica aos atrasos e cancelamentos de voos, a passageira Bia Sodré declarou contou que a companhia aérea não deu o suporte necessário.
“Não ofereceram nada, não sabem dizer nada. Dizem que iriam consertar essa aeronave para a gente voltar a voar nela, mas não é uma certeza. Está realmente um caos, porque a gente não tem informação, não tem suporte”, declarou.
Empresária viajava com filho para Madri quando avião apresentou problemas
Reprodução/TV Globo
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