Festival Gastronômico Dia Mundial do Hambúrguer acontece em Belém com apoio do Sicredi


Evento contará com uma programação diversificada, incluindo atrações musicais, DJs, aulas de fit dance e um espaço kids Belém se prepara para um fim de semana gastronômico imperdível com o Festival Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado em 28 de maio. No próximo sábado (25) e domingo (26), a partir das 16h, o Ver-o-Rio receberá a segunda edição do evento. Com entrada gratuita, o festival promete agradar a todos os paladares e proporcionar um ambiente de lazer e entretenimento para toda a família.
Com o apoio do Sicredi, o festival reunirá 15 hamburguerias exclusivas, oferecendo uma variedade de burgers inéditos que competirão pelo prêmio de “Melhor Hambúrguer do Ano”. Além das delícias culinárias, o evento contará com uma programação diversificada, incluindo atrações musicais, DJs, aulas de fit dance e um espaço kids, garantindo diversão para todos os públicos.
Wilson Machado, presidente do Conselho Administrativo da Sicredi Norte, destacou a importância de apoiar eventos como este. “O apoio reflete nosso compromisso contínuo com o fortalecimento do empreendedorismo local. Acreditamos que eventos como o Festival do Hambúrguer são fundamentais para promover o talento dos nossos empreendedores, que contribuem gerando oportunidades de emprego, assim como fortalecem o crescimento econômico da nossa região”, afirmou Machado.
A expectativa é grande para esta edição, como ressaltou Angenor Neto, um dos organizadores do festival. “Será a segunda edição do Festival Gastronômico Dia Mundial do Hambúrguer, que tem como objetivo celebrar a data, com uma grande celebração que reunirá 15 hamburguerias da região metropolitana de Belém. Cada hamburgueria irá apresentar um sanduíche inédito que estará competindo pelo prêmio de Melhor Hambúrguer do ano de 2024”, destacou Neto.
O festival promete ser inédito, não apenas pela variedade gastronômica, mas também pela localização. “Teremos uma grande programação com shows ao vivo, DJs e aulas de Fit Dance para agradar a todos os públicos e celebrar a data. O grande diferencial desta edição está no fato de o evento ser realizado em um espaço público, um complexo turístico da nossa cidade, o Ver-o-Rio”, observou Neto.
Yuri Martins, também organizador do evento, compartilhou seu entusiasmo para esta edição. “Acredito que este ano estamos prontos para fazer história! Os eventos gastronômicos são muito fortes no Brasil inteiro e queremos, cada vez mais, intensificar essa cultura em Belém. Serão dois dias de trabalho intenso e árduo, mas tenho absoluta certeza que no final tudo acabará bem. Estamos confiantes que o público que irá comparecer ao Ver-o-Rio, nos dias 25 e 26, não irá se decepcionar com nada e ainda irá curtir um dia com a família e os amigos da melhor forma possível”, assegurou Martins.
Conheça um pouco da história do hambúrguer:
Antes de se tornar um ícone na culinária americana, o hambúrguer já era consumido por antigos povos da Ásia Ocidental. No século XIII, os Tártaros, uma das principais tribos mongóis, consumiam carne amassada e moldada em forma de bola achatada, que era colocada dentro do pão. Esse alimento prático era ideal para as tropas que invadiam a Europa naquela época.
Como o hambúrguer chegou aos EUA:
No século XVII, viajantes alemães levaram essa ideia para os açougues de Hamburgo, onde desenvolveram técnicas para moer a carne. Com a carne moída temperada, criavam bifes que eram saborosos e de baixo custo, rapidamente ganhando popularidade na cidade.
Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes alemães, especialmente da região de Hamburgo, chegaram aos Estados Unidos, trazendo a famosa receita do bife de carne moída. Os primeiros americanos a experimentarem o prato eram marinheiros, que o chamavam de “hamburg steak”. Aos poucos, o nome evoluiu para “hambúrguer”.
Como esse prato se tornou tão famoso:
A grande popularidade do hambúrguer se deve à sua praticidade. No início do século XIX, com a explosão industrial nos EUA, havia uma necessidade crescente de alimentos rápidos, práticos e baratos para alimentar a massa de trabalhadores.
Naquela época, já existiam carrinhos de sorvete e hot dogs, ideias que também vieram dos alemães. Em 1921, surgiu a primeira rede de lanchonetes do país, a White Castle, que vendia uma versão cozida do hambúrguer temperado com cebola.
No século XX, muitas lanchonetes começaram a vender hambúrgueres. Nos anos 30, os drive-ins aumentaram ainda mais a popularidade do prato. Em 1937, os irmãos Maurice e Dick McDonald abriram seu primeiro drive-in na Califórnia, iniciando uma grande revolução no mundo dos fast foods.
Desde então, o hambúrguer conquistou os americanos e se espalhou pelo mundo. As receitas foram se tornando mais sofisticadas e muitas versões do prato surgiram. Além das tradicionais redes de fast food, versões caseiras e artesanais também ganharam o mundo.
Serviço:
Festival Gastronômico Dia Mundial do Hambúrguer
Data: 25 e 26 de maio
Horário: a partir das 16h
Local: Ver-o-Rio (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº)
Entrada franca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.