Sinais de envenenamento: polícia investiga série de mortes de gatos, em Belém


No total, sete gatinhos apareceram mortos com sintomas de envenenamento. Perícias foram solicitadas pela Polícia Civil. Moradores suspeitam que mortes de gatos no Marco sejam de envenenamento, em Belém
A Polícia Civil investiga as mortes de sete gatos no bairro do Marco, em Belém. Segundo os tutores, todos os animais apresentaram sintomas semelhantes aos de envenenamento. O caso é conduzido pela Delegacia de Proteção Animal, que já requisitou perícias e colhe o depoimento de testemunhas.
A Comissão de Defesa dos Diretos do Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB/PA) acompanha os trabalhos e pede agilidade nas investigações.
Gatinhos apareceram mortos com sintomas de envenenamento
Reprodução/TV Liberal
As mortes mais recentes foram dos gatos “Mingau” e “Jojô”, que há anos faziam parte da família da pedagoga Ariadne Moura. Um dos animais foi encontrado morto na sala da casa e outro no quintal da vizinha. “Nós estamos sentindo muita falta, principalmente a minha mãe, que é idosa”, disse a tutora.
Ariadne mora na Passagem Carmem, cujo acesso se dá pela Travessa Curuzu. Na região, outros cinco felinos também foram encontrados mortos com suspeita de envenenamento. Entre eles, estava o gatinho da economista Raquel Santos. “Eu não consegui fazer absolutamente nada”, descreveu em relação à situação de se deparar com o pet sem vida.
Gatinhos Jojo e Mingau foram mortos no bairro do Marco, em Belém.
Repordução/TV Liberal
Ela foi uma das tutoras que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Para o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/PA, Albeniz Neto, o envenenamento de animais é considerada uma das formas mais grave de maus-tratos.
Ele destacou ainda que os laudos periciais feito pela Polícia Científica serão fundamentais para a investigação. “É importantíssimo que haja uma investigação”, frisou ao sugerir que a polícia busque também imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a elucidar o caso.
Indiciamento
A análise de imagens de câmeras de segurança sugerida pelo advogado Albeniz Neto, para a investigação das mortes dos gatos no bairro do Marco, em Belém, são importantes ferramentas de investigação. Foi assim, por exemplo, que a Polícia Civil conseguiu obter provas mais robustas contra uma mulher suspeita de dar pão envenenado para gatos no bairro da Pedreira, também em Belém, ano passado.
Câmeras de segurança registraram o momento em que ela colocou os alimentos com uma substância letal na calçada, para que os animais se alimentassem.
O crime foi em janeiro deste ano e, nesta quarta-feira (22), a Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou a suspeita por crime de maus-tratos. O caso foi encaminhado para o Ministério Público do Estado.
Acompanhe outras notícias do g1 PA no Whatsapp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.