Sedentarismo e sobrepeso em crianças e adolescentes afetam o desempenho dos alunos, aponta pesquisa

Os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos. Eles aplicaram teste de atenção, memória e matemática para avaliar a atenção de estudantes. Sedentarismo e sobrepeso em crianças e adolescentes afetam o desempenho dos alunos, aponta pesquisa
O Globo Repórter desta sexta-feira (24) conheceu uma escola pública na periferia de Belém, onde os alunos são estimulados a se mexer não só na hora do recreio e nas aulas de educação, mas também dentro de sala, antes durante e depois dos estudos.
“Vir para uma sala de aula e ficar 3, 4 horas só sentado não é legal, né? Então eu percebia que eu precisava fazer alguma coisa para deixar esses alunos mais ativos”, explica a professora, Mel Lima.
A iniciativa criada pela professora ganhou o nome de “Tira a preguiça”. O método tirou mais do que a preguiça da turma, mas também impulsionou o desenvolvimento dos alunos em matemática.
“Quando eu vi, eu estava conseguindo atingir alguns alunos que estavam com um pouquinho de dificuldade na disciplina e não tinha uma certa concentração. Depois das atividades, eu percebi que isso melhorou”.
Professora aplica prática de exercícios físicos durante aulas e vê avanços dos alunos em matemática
Reprodução/TV Globo
O que Mel não sabia é que sua abordagem, na verdade, é uma “pausa ativa”, estudada por neurocientistas. Saiba mais abaixo:
Pesquisa comprova relação
Na Universidade Federal do Pará, os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos. Eles aplicaram teste de atenção, memória e matemática para avaliar estudantes do quarto e do quinto ano do ensino fundamental.
A proposta do estudo é focada no HIIT, um treino rápido e intenso feito com intervalos que virou febre nas academias e está entre os mais indicados por cientistas na área da saúde mental.
“Após fazer o exercício físico, essa resposta fisiológica ao esforço melhora essa regulação cognitiva e emocional e, por esse motivo, então, as crianças conseguem melhorar seu desempenho”, ressalta o pesquisador em Neurociências da UFPA, João Bento Torres.
Sedentarismo e sobrepeso em crianças e adolescentes afetam o desempenho dos alunos, aponta pesquisa
Reprodução/TV Globo
Combate à depressão e prevenção do Alzheimer: o que dizem os estudos sobre as atividades físicas
A pesquisa avaliou mais de 200 alunos e revelou o impacto do sedentarismo entre as crianças para o desempenho em matemática:
“Crianças que têm sobrepeso, obesidade, têm prejuízos na atenção e, por isso, menor desempenho em matemática”, diz o pesquisador.
Sedentarismo e sobrepeso em crianças e adolescentes afetam o desempenho dos alunos, aponta pesquisa
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Mexa-se: atividade física, corpo e mente – 24/05/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Adicionar aos favoritos o Link permanente.