Confira as celebrações de Corpus Christi realizadas na capital e interior do Pará


Programação católica é marcada pelos tapetes de serragem e ocorre tradicionalmente 60 dias após a páscoa. Corpus Christi em Capanema
Marco Santos / Ag. Pará
Nesta quinta-feira (8) é celebrado o Dia de Corpus Christi, uma programação católica em solenidade ao Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo que ocorre 60 dias após a Páscoa.
Neste dia, diversas manifestações foram realizadas por todo o Pará e o g1 reuniu algumas delas. Confira abaixo:
Belém
Durante a manhã desta quinta-feira (30) a imagem do Santíssimo Sacramento foi levada pelas ruas e exaltada publicamente pelos fiéis em Belém. Após o ato, a Catedral Metropolitana recebeu uma Santa Missa, realizada pelo Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.
Catedral Metropolitana de Belém celebra Corpus Christi com missa e procissão
Em seguida, a procissão saiu em direção à diversas paróquias da Grande Belém. A festividade tradicional já é realizada desde 1247 e desde então diversos milagres eucarísticos já ocorreram.
Tapetes de Serragem
Capital
Um grupo de voluntários da Paróquia de Santa Luzia, confeccionaram diversos tapetes de serragem, durante a noite de quarta-feira (29), no bairro do Jurunas, em Belém.
A tradição que faz parte da festa de Corpus Christi ocupou a rua dos Pariquis com desenhos e coloridos da arte expressa que simbolizam os símbolos da eucaristia, que é o sacramento do corpo e do sangue de cristo.
Tapetes de serragem na celebração de Corpus Christi em Capanema, no Pará
Augusto Miranda/Agência Pará
Barcarena
Durante a noite de quarta-feira (29) também teve montagem de tapete de serragem em Barcarena, na região metropolitana de Belém.
A decoração foi realizada por cerca de oitocentas pessoas ligadas às comunidades, pastorais e grupos confeccionaram mais de novecentos metros de tapete.
O trabalho ficou sob a responsabilidade da Paróquia de São Francisco Xavier. O tapete foi desenhado com símbolos da eucaristia, versículos bíblicos, frases eucarísticas e motivos devocionais em homenagem a nossa senhora.
Confira a programação de Corpus Christi em cidades do interior do Pará
Capanema
Uma multidão também tomou conta das ruas centrais do município de Capanema, região nordeste do estado. Um grande tapete de serragem que já é sagrado ser realizado na região tomou conta das ruas.
Segundo a igreja católica da região, a confecção começou às 19h de quarta-feira (29) e só terminou na manhã do dia de corpus christi, comemorado nesta quinta-feira (30).
No total são cerca de dez horas de trabalho que tem sido realizado desde 1976, quando teve início a tradição.
Tapetes de serragem
Marco Santos/Agência Pará
Paragominas
Mais de 120 jovens da Pastoral da Juventude da Igreja Católica ajudaram a confeccionar o tapete de serragem para a celebração de Corpus Christi em Paragominas, região nordeste do estado.
Desde a semana passada os materiais usados na confecção do tapete já estavam sendo preparados.
No total foram mais de 5 horas de muito trabalho para deixar o tapete de quase 40 metros de comprimento, decorado com as figuras da eucaristia e outros símbolos religiosos.
Parauapebas
A celebração em Parauapebas, sudeste do estado, também reuniu milhares de fiéis que saíram em procissão pelas ruas da cidade.
Tapetes de serragem em Capanema
Augusto Miranda/Agência Pará
Neste ano, pela primeira vez a festa ocorreu de maneira unificada, reunindo as cinco paróquias do município.
A festa foi realizada no ginásio poliesportivo de Parauapebas e comunidade católica ocupou todos os espaços: arquibancadas e cadeiras colocadas na quadra de esportes.
O bispo diocesano Dom Vital Corbellini foi quem dirigiu o sermão e do lado de fora, os fiéis apreciavam os tradicionais tapetes confeccionados por voluntários da igreja.
Corpus Christi, tapetes de serragem em Capanema, no Pará
Marco Santos, Agência Pará
Marabá
Em Marabá, região sudeste do estado, a confecção dos tapetes coloridos começou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), na Paróquia São Francisco.
O trabalho contou com a participação de vários fiéis da comunidade que usaram areia, pó de serragem e cal, para preencher as figuras que remetem ao sacramento da comunhão.
A ornamentação dos tapetes é também uma forma de celebração de corpus christi, através da arte e criatividade dos fiéis.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição também teve tapetes de serragem confeccionados pelos jovens da comunidade.
VÍDEOS com mais notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.