Essa não é a primeira vez que a mesma empresa é autuada. O pirarucu está listado como um dos animais em perigo de extinção, por isso, é necessário uma licença para exportação. Mais de 8 toneladas de pirarucu são apreendidos em um porto em Vila do Conde, no Pará
Divulgação
Uma empresa de pescado teve mais de oito toneladas de pirarucu apreendidas e foi multada por não ter licença para exportar o alimento, durante uma fiscalização da Receita Federal no porto de Vila do Conde, em Barcarena, região nordeste do Pará.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Durante a fiscalização foi descoberto ainda que essa não é a primeira vez que a mesma empresa é autuada.
Em 2023, o empreendimento realizou duas exportações ilegais, totalizando 100 kg de pirarucu. O empreendimento sofreu uma multa no valor de 125 mil reais, além de outras penalidades.
Segundo a receita federal, o pirarucu está listado na CITES (Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção), e por isso, é necessário uma licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para exportação.
Sobre o alimento, a Receita Federal informou que serão doados para instituições públicas, “garantindo que a fauna brasileira seja preservada para as futuras gerações”, detalhou.
Mais de 8 toneladas de pirarucu são apreendidos em um porto em Vila do Conde, no Pará
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Espécie ameaçada de extinção: 8 toneladas de pirarucu são apreendidas sem licença para exportação no PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.