Exposição sobre o Festival Psica traz imagens do ‘rock doido’ na Amazônia


A primeira mostra sobre um dos maiores festivais independentes do Brasil reúne fotografias, vídeos, graffiti e registros audiovisuais no Café com Arte. O acervo de imagens do Festival Psica reúne boa parte da história recente do rock doido na Amazônia. As fotografias registram grandes shows, feats inéditos, músicos consagrados fazendo a alegria do público do Norte, fãs em êxtase, gente que veio de fora do Pará para curtir o festival. No Psica, a gente constrói memórias inesquecíveis. Uma profusão de emoções que aparece retratada na exposição “Daqui, em 2023, endoidei com você”, em cartaz até quinta-feira (11), no Café com Arte, em Belém. A entrada é franca.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Além de fotografias, a primeira mostra sobre um dos maiores festivais independentes do Brasil reúne vídeos, graffiti e registros audiovisuais da mais recente edição do Psica, que ocupou a Cidade Velha e o Mangueirão. A exposição traz obras fotográficas de Adriely Ferreira, Ana Serrão, Daniel Clemente, Felipe de Souza, Jerê Santos, Liliane Moreira, Mateus Sousa e Vitória Leona, que fazem parte da equipe de cobertura audiovisual do Festival.
“A proposta nasceu com o objetivo de exibir e enaltecer a magia que o festival Psica traz consigo. uma forma também de aflorar nossos sentimentos de saudade e nostalgia, e deixando o público com aquele gostinho de quero mais. Além de tudo, divulgar o trabalho de pessoas maravilhosas que fazem parte desse universo Psica”, diz Fortunato Levy, que assina a curadoria da mostra ao lado de Jeft e Gerson Dias, diretores do festival.
O desafio do trio foi selecionar imagens em meio a centenas e centenas de registros da edição 2023. Para orientar a missão, a dica foi deixar o olhar marejado e o coração agitado no peito. “Quando a gente abre a galeria e vê inúmeras fotos incríveis, fica a questão: como escolher entre tantas? Então o que norteou o olhar foram as fotos que mais nos tocaram, aquelas que transmitem a atmosfera que o festival tem, que captam com precisão a esse conjunto de emoções boas que o festival transmite, fotos que a gente bate o olho e logo pensa: ‘impossível não se emocionar com esse evento’”, diz Gerson.
A arte urbana também entra na roda com os trabalhos de graffiti feitos na última edição do Psica, assinados por PTCK, Lenu, Tsssrex e Santo. A mostra conta ainda com a exibição de filmes e clipes de realizadores e artistas da Amazônia: Manifesto Matriarcas Amazônidas, de Adrianna Oliveira e Vilson Vicente; Aftermovie Festival Psica 2023, de Matheus Almeida; Entre Balas e Sonhos, de Daniel ADR e Heijy Okada; Maré Alta, de Nay Jinknss; Transamazonia, de Renata Taylor, Bea Morbach e Débora McDowell; Bença, de Matheus Almeida; Dona Mulambo, de Flor de Mururé, João Pedro Aranha e Mariana Almeida.
A exposição é contrapartida social do Festival Psica 2023, com patrocínio máster da Petrobras e do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura, a Cerveja Oficial é a Budweiser e tem patrocínio de Beats através da Lei de Incentivo à Cultura Semear e da Fundação Cultural do Pará. O evento conta ainda com apoio da Kenner, White Horse, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e da Fundação Cultural de Belém.
Estrela pop Pabllo Vittar é atração confirmada no Psica
Gabriel Renne / Divulgação
Psica Dourado
Maior festival de música da região Norte e um dos mais importantes do Brasil, o Psica faz história ao apostar no protagonismo da cultura preta e periférica da Amazônia. Este ano, o Psica Dourado abre-alas saudando a potência da música do Norte e Nordeste do Brasil.
Os primeiros artistas anunciados no line-up trazem os sotaques do Maranhão, na voz da estrela pop Pabllo Vittar; o primeiro show no Pará da cantora baiana Duquesa, destaque internacional do rap brasileiro; do Amazonas, a icônica batalha dos bois de Parintins; a lendária banda Os Brothers, potência do tecnomelody e do arrocha do Pará; e o encontro inédito entre Nilson Chaves e Íris da Selva, duas gerações iluminadas da música popular paraense. A edição deste ano será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
Serviço:
Exposição “Daqui, em 2023, endoidei com você”, com visitação aberta ao público de quarta-feira a sábado, de 17h às 22h, até dia 11 de julho, no Café com Arte. A entrada é franca.
Festival Psica 2024: dias 13, 14 e 15 de dezembro, na Cidade Velha e no Estádio do Mangueirão, em Belém. Os ingressos promocionais já estão à venda aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.