Comprometimento com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região é mostrado em campanha
O Sicoob, como uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, está empenhado em promover práticas de negócios que garantam um futuro sustentável. No Pará não é diferente. Como uma instituição comprometida com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região, o Sicoob Coimppa, o Sicoob Cooesa e o Sicoob Unidas, cooperativas presentes no estado, têm buscado incorporar práticas que levem em consideração os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) em suas operações e na forma como se relacionam com seus cooperados, colaboradores e a sociedade em geral.
Responsabilidade Ambiental – A preocupação com o meio ambiente é um dos pilares do compromisso das cooperativas com a sustentabilidade. Através de suas operações, o Sicoob promove ações para minimizar seu impacto ambiental, reduzir o consumo de recursos naturais, promover a eficiência energética e incentivar práticas de economia circular. Além disso, busca apoiar projetos e iniciativas que promovam a conservação do meio ambiente, a mitigação das mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade na região.
Um exemplo é a oferta de linhas de crédito voltadas para energia renovável oferecidas pelo Sicoob Cooesa. “Propiciamos finanças inclusivas, governança participativa e educação financeira cooperativista”, explica a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cooesa, Marcia Rejane.
Ela conta também que a cooperativa tem uma parceria piloto com uma cooperativa de produtos recicláveis, que instala coletores para o descarte correto de embalagens vazias, sempre alertando sobre a importância da reciclagem e do uso sustentável do recurso.
“O Sicoob Cooesa enquanto integrante do Sistema Sicoob Unicoob, entende seu papel primordial na disseminação das campanhas voltadas às práticas do ESG de forma sistêmica. Um caminho sem volta para quem quer o bem da comunidade em que atua”, afirma Márcia.
Responsabilidade Social – No aspecto social, as cooperativas do Pará buscam promover a inclusão social, a diversidade e a igualdade de oportunidades. A instituição valoriza a integração e o respeito às comunidades locais, promovendo ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, a educação financeira e o combate à exclusão social. Além disso, apoia projetos sociais, culturais e esportivos na região, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
O Sicoob Unidas, por exemplo, procura priorizar a comunidade nos atendimentos e atuação. Segundo o presidente do Conselho de Administração, Manoel Martins, a cooperativa trabalha arduamente para levar até a população o conhecimento e ampliar o acesso à educação financeira através de Clínicas Financeiras e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.
“Além disso, estamos comprometidos com o combate às desigualdades e preconceitos, tanto internamente, junto aos funcionários, quanto no atendimento externo, nos esforçando para incluir todos os grupos sociais em nossos atendimentos e ensinamentos. Também oferecemos um ambiente seguro e saudável aos nossos colaboradores e terceirizados e asseguramos que nossos cooperados tenham plena privacidade e segurança em suas operações”, ressalta.
Responsabilidade de Governança – A governança corporativa é um dos princípios fundamentais do Sicoob. A instituição preza pela transparência, ética e integridade em suas operações, promovendo uma gestão responsável e equitativa. Por isso, busca garantir a participação ativa e democrática de seus cooperados nas decisões estratégicas da cooperativa, valorizando a igualdade de direitos e deveres. Além disso, investe na capacitação e valorização de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.
No Sicoob Coimppa, a governança séria e transparente é primordial. Segundo o presidente Judas Tadeu de Mesquita dos Santos Brasil, a cooperativa compreende que este eixo é vital para o desenvolvimento das práticas do ESG. “Para o Sicoob Coimppa, o eixo governança nos permite incrementar os valores que norteiam o cooperativismo, razão pela qual ampliamos o valor conceitual à nossa marca, identidade e entregas, tanto para o quadro social, quanto para a comunidade”, diz.
Campanha – Com o objetivo de conscientizar seus cooperados e a sociedade em geral sobre a importância dos princípios ESG, o Sicoob Coimppa, o Sicoob Cooesa e o Sicoob Unidas lançaram uma campanha focada nesses temas. A proposta da campanha é informar e engajar os cooperados sobre as práticas sustentáveis do Sicoob no Pará, destacando as ações voltadas para o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança corporativa.
Na campanha, que contou com a participação de cooperados, colaboradores e diretoria das três cooperativas, foram retratadas práticas dos três pilares ESG. O eixo ambiental é representado pelas placas de energia solar que foram instaladas em uma empresa que é cooperada do Sicoob em Belém (PA). O social é focado na diversidade proporcionadas pelo cooperativismo, que possui em sua essência a inclusão de todas as pessoas. Por fim, o pilar governança é representado por uma reunião de conselho com os presidentes e os diretores das três cooperativas que tem presença e participação ativa, homens ou mulheres, que formam o quadro social e participam das decisões de todos os caminhos do sistema.
O resultado da campanha você confere abaixo.