Evento vai até domingo (11). Participantes da Flim, em Mosqueiro.
Ascom / Ag. distrital de Mosqueiro
A II Festa Literária Mosqueiro (Flim) segue até domingo (11), na ilha de Belém, e é uma oportunidade para escritores, poetas, jornalistas, professores, estudantes e público em geral trocarem experiências na área cultural e descobrirem os caminhos para publicação daquelas obras que, por ventura, ainda estejam engavetadas.
O evento trás uma vasta programação cultural no Centro Multicultural Solar das Artes e na Praça da Matriz, no bairro da Vila. Nesta edição, o escritor homenageado é o professor Alcir Rodrigues.
“É uma excelente oportunidade para se conhecer a produção literária dos escritores de Mosqueiro e também trocar ideias conosco sobre como enaltecer e desenvolver atividades na área do universo literário”, pontuou o professor e organizador, Lairson Costa.
Segundo ele, “qualquer pessoa pode participar por que a programação tá bem variada, com música, lançamento de livros, exposição, rodas de conversas e, sobretudo, informações sobre os acessos aos mercados literários e suas publicações”.
Lançamentos
Livros expostos na feira.
Ascom / Ag. Distrital de Mosqueiro
Uma das atrações é o lançamento da obra “Dalcídio Jurandir: leitor e criador de personagens-leitores na Amazônia paraense”, da escritora e professora Regina Barbosa da Costa. Haverá também o relançamento do livro “Hotel Farol: história e memórias”, de Andrea Mártyres de Oliveira e Silvia Sueli Santos da Silva.
Já o acesso ao mercado editorial e os desafios no Pará será tema da roda de conversa com Moisés Alves, coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, durante a programação da Flim.
Programação
No local, o público vai conhecer as obras dos escritores mosqueirenses, com destaque para Claudionor Wanzeler, Sandro Arlan, Arnaldo Cabeleleira, Nonato Rodrigues e Alcir Rodrigues, o escritor homenageado nesta vesão de 2023. Ano passado, o escritor homenageado foi o professor Claudionor Wanzeler.
“Todos são importantes, porque desenvolvem ações de apoio à cultura e outras temáticas da nossa ilha como música e meio ambiente, por exemplo, por isso, a realização dessa feira é tão importante pra nossa bucólica e público em geral”, disse o coordenador do evento, Lairson Costa.
Sábado, 10 de junho
Praça da Vila
10h a 22h – exposição e venda de produções acadêmico-literárias de editoras
11h a 12h20 – Dalcídio Jurandir: leitor e criador de personagens-leitores na Amazônia paraense (profa. rra. Regina Barbosa da Costa)
17h a 18h30 – bate-papo com o escritor Nonato Rodrigues e show literomusical “Dá-me as Rosas” (poemas de poetas brasileiros musicados por Luciano Lira), com Ronalda Salgado e Luciano Lira – SEMEC/DIED/SISMUBE (Sistema de Bibliotecas Escolares de Belém).
Domingo, 11 de junho
Centro Multicultural Solar da Ilha
9h a 12h – introdução ao cinema e debate sobre o filme “O carteiro e o poeta” (Prof. Dr. Jorge Moraes, autor do livro Cine qua non: “a essência do cinema é recriar o passado …”).
Praça da Vila
9h as 12h – encerramento com o show literomusical “Dá-me as Rosas” (poemas de poetas brasileiros musicados por Luciano Lira). Apresentação: Ronalda Salgado e Luciano Lira – Semec/DIED/Sismube (Sistema de Bibliotecas Escolares de Belém).
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Mosqueiro recebe II Festa Literária, com escritores locais e convidados, em Belém; veja programação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.