Em 1974, o empresário Jorge Zanatta acompanhava ansioso a construção da fábrica da INZA, que viria a se tornar uma das pioneiras brasileiras na fabricação de copos plásticos descartáveis. O motivo da angústia era o atraso na entrega de telhas de fibrocimento, que protegeriam a empresa contra as ações do tempo. O pavilhão já estava pronto, as máquinas importadas da Itália já haviam chegado, mas nada das telhas.
Com um olhar empreendedor e inovador, Jorge percebeu então que, àquela época, os fabricantes de telha de fibrocimento não davam conta de atender à demanda. “Isso deve ser um bom negócio”, refletiu. E ele estava certo. Meses depois, no dia 10 de outubro de 1974, fundou-se a Imbralit.
A Imbralit celebra 50 anos de história, se consolidando como referência no setor de telhas de fibrocimento e inovação sustentável no Sul do Brasil – Foto: Imbralit/Divulgação
Hoje em dia, 50 anos depois, a empresa, que é líder no setor de telha de fibrocimento da Região Sul, celebra uma história marcada pela inovação e pioneirismo no âmbito de construção. Desde sua fundação, a empresa tem sido líder na adoção de tecnologias avançadas, mas sempre mantendo o atendimento personalizado que sempre foi seu diferencial.
Desde os primeiros momentos, Imbralit se destacou pela qualidade e capacidade de superar desafios do mercado
Os primeiros passos da Imbralit foram dados foi a construção de um pavilhão dedicado à fabricação de telha de fibrocimento, caixas d’água e peças complementares do mesmo material. Localizada em Criciúma, a então nova empresa rapidamente demonstrou seu potencial. Em 1980, com o mercado em expansão, a Imbralit instalou uma área focada na produção de telhas onduladas e suas peças complementares.
No entanto, a década de 1980 também trouxe desafios a serem enfrentados. Na época, o Brasil passou por uma crise significativa para o setor da construção civil, desacelerando os planos de expansão da empresa. Entretanto, com a recuperação econômica dos anos 1990, a empresa voltou a crescer a plenos vapores, ampliando a produção de telha de fibrocimento e caminhando para se tornar referência no setor no Sul do Brasil.
Foi nessa época que Valentin Da Boit começou a trabalhar na Imbralit na área de desenvolvimento do setor de projetos mecânicos. Hoje, com quase 37 anos de empenho na empresa, o profissional destaca que “a Imbralit significa o meu sustento e o da minha família. Significa progresso para o nosso município, para nosso estado e para nosso país. Significa, direta e indiretamente, milhares de empregos”.
Projeto de expansão envolveu desenvolvimento de novas tecnologias e pioneirismo no setor de telha de fibrocimento
A Imbralit não apenas ampliou sua capacidade produtiva, mas também investiu fortemente em tecnologia e inovação. Em 1994, foi inaugurado o terceiro pavilhão, dedicado unicamente à fabricação de caixas d’água e peças complementares. Dois anos depois, em 1996, a quarta unidade industrial foi instalada, com a automação total do processo de fabricação de caixas d’água de fibrocimento.
Em 1998, a empresa avançou ainda mais, trazendo tecnologia suíça de ponta para a fabricação de telha de fibrocimento. O investimento em tecnologia foi um divisor de águas, elevando o padrão tecnológico da empresa ao nível internacional.
Em 2000, a Imbralit seguiu uma tendência crescente no mercado ao instalar equipamentos para substituir as linhas de caixas d’água de fibrocimento por modelos plásticos em polietileno. Importada da Itália, ela introduziu a rotomoldagem, uma técnica avançada que aprimorou a qualidade e a eficiência dos produtos.
Em meio ao crescimento, Imbralit desenvolveu planos tecnológicos para alcançar patamares ecológicos e sustentáveis
A década de 2000 foi marcada por uma série de inovações e investimentos. Em 2007, a Imbralit lançou o sétimo pavilhão, focado na produção de telha de fibrocimento, tanto convencional quanto sem amianto. Para ele, foram desenvolvidos os conceitos mais recentes da tecnologia de fibrocimento.
O compromisso com a sustentabilidade e a inovação foi ainda mais evidenciado com o Projeto NT (Nova Tecnologia). Com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de uma empresa líder internacional em tecnologia de fibrocimento, a Imbralit adaptou a tecnologia europeia para o mercado brasileiro.
Em 2007, a empresa instalou uma área industrial de beneficiamento de celulose essencial para a conversão para tecnologia sem amianto. Finalmente, em 2010, lançou no mercado telhas onduladas reforçadas com fibras sintéticas e vegetais.
Em outubro de 2015, a Imbralit fez história no mercado brasileiro ao encerrar definitivamente o uso de fibras minerais em seu processo produtivo. Tornou-se, assim, a primeira empresa de capital 100% sediado no Brasil a fabricar telha de fibrocimento, peças complementares e chapas cimentícias de fibrocimento exclusivamente com fibras sintéticas e vegetais, solidificando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
Mas o caminho da Imbralit no ramo ecológico não foi reconhecido apenas ao abolir definitivamente o uso do amianto em seus produtos. Desde 2006 e mantidas até hoje, a empresa conta com a certificação ISO 14001 de gestão ambiental e ISO 9001 de gestão da qualidade.
Com 50 anos de experiência, Imbralit se consolida líder no setor de telha de fibrocimento e expande participação no mercado brasileiro
Em 2021, a Imbralit instalou um novo pavimento, um dos mais modernos do Brasil, importado da Áustria. Com essa nova unidade, a fábrica de Criciúma tornou-se a maior em capacidade instalada no Brasil. Ainda nesse ano, sua capacidade de produção era mais de dez vezes superior à inicial, respondendo por 12% do mercado brasileiro de telhas de fibrocimento.
Considerando todos os avanços, o sentimento de orgulho é compartilhado por todos os funcionários da empresa, principalmente aqueles que acompanharam a trajetória da Imbralit ao longo dos anos. “A Imbralit, é meu orgulho, pois em todo este tempo de existência ela sempre cumpriu com os seus deveres e obrigações, se colocando em alto destaque na indústria, principalmente no setor de fibrocimento”, declara Valentin Da Boit.
Hoje, a Imbralit também é conhecida por conta da sua marca de telha de fibrocimento Imbrafort, que conta com 12 anos de garantia e possui maior resistência, espessura, durabilidade e impermeabilidade em comparação às tradicionais. Além disso, ela se tornou a única Imbralit empresa no setor a inaugurar e-commerce B2B, voltando a venda para outras empresas
Se você deseja saber mais sobre a Imbralit, seus produtos de fibrocimento e sobre a Imbrafort, acesse www.imbralit.com.br.
Imbralit completa 50 anos e comemora história de inovação no setor de telha de fibrocimento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.