O número de mortes de pessoas negras causadas pela PM aumentou 83% nos primeiros 8 meses do ano
Entre janeiro e agosto de 2024, 441 pessoas foram mortas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, aumento de 78% em comparação ao mesmo período no ano anterior, quando foram registrados 247 casos. O levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, com dados obtidos junto a Secretária de Segurança Pública, também revela que o número de pessoas negras (soma de pretos e pardos) mortas pela polícia militar aumentou 83%.
“O que a gente vê é um retorno a uma letalidade policial que tem cor, tem endereço, tem gênero. Não é à toa que, em 2024, o percentual de vítimas negras de letalidade policial em serviço bateu o recorde dos últimos anos”, disse à Folha de S.Paulo o coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, Rafael Rocha.
Do outro lado, a Secretaria da Segurança Pública, se defende e afirma que as mortes resultam de reações de suspeitos às ações policiais, e que todos os casos são rigorosamente investigados. “Para reduzir a letalidade, a SSP-SP investe continuamente na capacitação do efetivo, aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo e em políticas públicas”, disse a pasta em nota.
The post Cresce 78% o número de mortes causadas pela Polícia Militar em São Paulo em 2024 first appeared on Espaço do Povo.