A disputa presidencial dos Estados Unidos vai além do Partido Democrata e do Partido Republicano. Embora dominem o cenário político norte-americano, eles não são as únicas legendas. Saiba quais partidos disputam as eleições nos EUA em 2024.
A data da eleição dos Estados Unidos é 5 de novembro. Contudo, a votação antecipada é mais uma característica marcante do processo eleitoral norte-americano e começou em muitos estados – cada estado define as regras, fator decisivo também para a lista de quais partidos disputam as eleições nos EUA.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: Democrata, cujo símbolo é o burro, e Republicano, cujo símbolo é o elefante, dominam o cenário político norte-americano | Foto: Istock/ND
A corrida presidencial de 2024, além do Partido Democrata e Partido Republicano, conta com o Partido Libertário, Partido Verde e Partido pelo Socialismo e Libertação, além de candidatura independente. Saiba quais partidos disputam as eleições nos EUA em 2024, as particularidades e ideologias defendidas.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA?
Como funciona o sistema partidário dos EUA?
Historicamente, o Partido Democrata e o Partido Republicano dominam o cenário político e são os principais partidos políticos dos EUA. O sistema eleitoral norte-americano favorece esse “bipartidarismo”, embora seja possível criar novos grupos com facilidade, além de candidatos independentes. Em 2020, o cantor Kanye West concorreu à presidência pelo Birthday Party, por exemplo.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: momento decisivo nas urnas | Foto: Istock/ND
Nos Estados Unidos, o fato de a eleição não ter segundo turno, a independência de cada estado e o Colégio Eleitoral contribuem para o domínio democrata e republicano. Sociólogo francês, Maurice Duverger, autor do livro “Partidos Políticos”, aponta que a votação realizada em um turno leva a tendência ao dualismo partidário, o que acontece nos EUA e passa a impressão de sistema bipartidário.
Fundamental no sistema eleitoral dos EUA, o Colégio Eleitoral é o responsável por nomear o presidente e o vice-presidente nos Estados Unidos. Lá, o voto é indireto. Assim, para ganhar a eleição presidencial, o candidato precisa ter pelo menos 270 delegados, figuras fundamentais no sistema político norte-americano.
Cada estado tem um número de delegados – o tamanho populacional e a representatividade no Congresso definem a quantidade de delegados (também conhecidos como eleitores). A Califórnia, por exemplo, tem 55 delegados.
A regra “Winner takes all” (o vencedor leva tudo) vigora na maioria dos estados. Assim, o candidato que fizer mais votos em um estado leva todas as vagas daquele local. Ou seja, quem ganhar na Califórnia vai levar todos os 55 delegados.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA? Conheça o cenário atual | Foto: Istock/ND
Nos Estados Unidos, cada estado define as regras das eleições. Lá, não existe um Tribunal Superior Eleitoral, como no Brasil, em que o TSE é o principal responsável pela administração do processo eleitoral nos estados e nos municípios brasileiros.
A independência de cada estado norte-americano no processo eleitoral também influencia esse dualismo partidário porque os requisitos para a inscrição dos candidatos variam, fator decisivo na configuração de quais partidos disputam as eleições nos EUA. Isso também dificulta que “partidos menores” ganhem expressão, porque é necessário ter muita estrutura e dinheiro.
Esse contexto resultou no domínio do Partido Democrata e do Partido Republicano na política, seja na eleição presidencial, seja no Congresso, e faz parte da história dos partidos nos EUA. Eles, assim, dominam o cenário com quais partidos disputam as eleições nos EUA.
Republicanos e democratas têm concorrência: veja quais partidos estão na corrida presidencial de 2024 nos Estados Unidos | Foto: iStockphoto/ND
Partido Democrata: História e Ideologia
Criado em 1828, o Partido Democrata tem Kamala Harris como candidata nas eleições de 2024. Ela é a atual vice-presidente e assumiu a chapa após a desistência de Joe Biden, atual presidente e que concorreria à reeleição.
O Partido Democrata defende quatro pontos principais: a economia deve trabalhar para todos, assistência médica é um direito, a diversidade é a força do país e a democracia deve ser defendida.
Ideologicamente, o Democrata é considerado mais progressista. Entretanto, no passado, defendeu o sistema escravocrata e a propriedade privada. A mudança aconteceu a partir da Guerra Civil Americana (1861), em que republicanos migraram para o Partido Democrata, que se alinhou, assim, mais à esquerda.
Kamala Harris em campanha: foco em quais partidos disputam as eleições nos EUA – Foto: Site da campanha / Divulgação
Inicialmente, o Partido Democrata ganhou força no Sul dos Estados Unidos. Ele surgiu em meio à dissidência no Partido Republicano Jeffersoniano (também conhecido como Partido Democrata-Republicano), que fazia oposição ao Partido Federalista.
Naquele contexto, os democratas “nasceram” atrelados à questão agrária e escravocrata. Eles defendiam que o estado fosse mínimo, com mais poder aos estados em comparação com o governo federal.
Após a Guerra Civil, os Estados Unidos viveram um período de mudanças na política, em que se iniciou a “inversão de valores” entre democratas e republicanos. Posteriormente, no século XX, os republicanos progressistas migraram para o Democrata, enquanto os democratas conservadores foram para o Republicano. Assim, o Partido Democrata se consolidou como progressista na política norte-americana.
Agora, mais uma vez, concentra as atenções, ao lado do Republicano, na lista de quais partidos disputam as eleições nos EUA.
Plataforma política do Partido Democrata nas eleições de 2024
Com Kamala Harris encabeçando a chapa – Tim Walz, governador de Minnesota, é o vice -, a plataforma de campanha do Partido Democrata defende um “novo caminho”. Um dos objetivos é reduzir o custo de vida para famílias de classe média. Entre as propostas, Kamala defende corte de impostos para trabalhadores, menores custos com alimentação e saúde, entre outras metas.
Outro ponto importante na campanha de Kamala é a meta de construir uma economia para ajudar a população a progredir e gerar riqueza, com investimento em pequenas empresas, inovação e empregos.
Uma bandeira importante na vida política de Kamala também se faz presente na corrida presidencial deste ano. Ela é defensora da liberdade reprodutiva das mulheres. Assim, caso eleita, vai trabalhar por um nova lei que garanta o aborto nos Estados Unidos.
Partido Republicano: História e Ideologia
Criado em 1854, o Partido Republicano, nas eleições de 2024, tem Donald Trump, ex-presidente, como candidato. J.D. Vance, senador por Ohio, compõe a chapa de Trump como vice-presidente.
O Partido Republicano tem quatro pontos como principais compromissos: uma economia forte, uma nação segura, um futuro construído na liberdade e governo que é responsável.
Em oposição aos democratas, os republicanos são considerados conservadores, em uma ideologia de direita. Eles defendem estado mínimo e são liberais quanto a pautas econômicas.
Donald Trump é a opção do Republicano na configuração de quais partidos disputam as eleições nos EUA – Foto: Instagram / Divulgação
O Partido Republicano é dissidência do antigo Partido Federalista. Inicialmente, os republicanos defendiam pautas abolicionistas e reuniam interessados no desenvolvimento industrial dos Estados Unidos. O partido ganhou força no Norte dos EUA.
Após a Guerra Civil, o Partido Republicano também vivenciou mudanças e se consolidou, posteriormente, como uma voz da direita e defendendo pautas conservadoras. Mais recentemente, Trump se tornou uma liderança do partido.
Com um discurso “outsider” (alguém fora da política), Donald Trump se elegeu presidente em 2016. Quatro anos depois, contudo, ele perdeu a disputa para Joe Biden. Agora, tenta retornar à Casa Branca e tem Kamala Harris como principal rival na configuração de quais partidos nas eleições nos EUA.
Plataforma política do Partido Republicano nas eleições de 2024
Nesta corrida presidencial, Trump volta a focar em um tema que é uma bandeira como político: a imigração ilegal. Ele já defendeu, por exemplo, construir um muro na fronteira com o México.
Agora, Trump tem como um dos pontos da campanha fechar a fronteira e parar a invasão de imigrantes. Ele também prometeu realizar a maior operação de deportação da história norte-americana.
Ainda na plataforma de governo, Donald Trump promete acabar com a inflação e realizar grandes cortes de impostos para trabalhadores, além de impedir a terceira Guerra Mundial, restaurando a paz na Europa e no Oriente Médio.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: terceiros partidos e sua relevância
O Partido Democrata e o Partido Republicano não são os únicos com candidatos na atual corrida presidencial dos Estados Unidos. A disputa também conta com representantes do Partido Verde, do Partido Libertário, do Partido pelo Socialismo e Libertação e um candidato independente. Eles, assim, expõem mais diferenças entre partidos nos EUA.
Filósofo, acadêmico e ativista, Cornel West, de 71 anos, é candidato independente. Ele tentou ser nomeado pelo Partido Verde e pelo Partido Popular, mas não conseguiu. Expoente na luta contra o racismo, ele é considerado um postulante de esquerda. West é o independente na lista de quais partidos disputam as eleições nos EUA.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: Cornel West está na corrida como independente – Foto: Divulgação
Quem também é de esquerda é Claudia De La Cruz, candidata do Partido pelo Socialismo e Libertação. O slogan de campanha é o seguinte: “Acabar com o capitalismo antes que ele acabe com a gente.”
Já o Partido Verde tem a médica e ativista Jill Stein, de 74 anos, como candidata, enquanto Chase Oliver encabeça a chapa do Partido Libertário. Eles completam a lista de quais partidos disputam as eleições nos EUA em 2024.
O Partido Libertário nas eleições de 2024
Chase Oliver, de 39 anos, é o candidato mais jovem na disputa presidencial de 2024. Ele já se descreveu no Twitter (atual “X”) como “armado e gay”. Oliver representa os ideais do Libertarianismo e do Partido Libertário, criado em 1971.
O Partido Libertário defende “Governo mínimo, liberdade máxima.” Assim, é contra qualquer tipo de interferência do governo em decisões pessoais, familiares e de negócios da população. O papel do governo deve ser o de ajudar as pessoas a se defenderem por conta própria.
A liberdade individual é a principal bandeira do Partido Libertário. Desta forma, defende acabar com a pena de morte, a criminalização das drogas e das restrições ao aborto. O cidadão, na visão do partido, também deve ter o direito de ter porte de armas para se defender.
Em 2020, o Partido Libertário teve Jo Jorgensen como candidata na eleição presidencial. Ela ficou em terceiro lugar, atrás de Joe Biden, eleito pelo Democrata, e Donald Trump, do Republicano.
Jorgensen teve pouco mais de 1% dos votos na última eleição presidencial, conseguindo a segunda melhor marca da história do Libertário, atrás apenas de Gary Johnson, em 2016.
Agora, o representante do Libertário é Chase Oliver, que disputou vaga no Senado em 2022, mas não obteve sucesso, embora tenha ficado em evidência. Isso porque ele deu “dor de cabeça” ao Partido Republicano e ao Partido Democrata. Naquela ocasião, obteve 2% dos votos na Geórgia, fator decisivo para provocar o segundo turno.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: Chase Oliver representa o Libertário – Foto: Site da campanha / Divulgação
Oliver, assim, é mais uma alternativa na corrida presidencial e representa mais uma ideologia entre quais partidos disputam as eleições nos EUA.
O Partido Verde nas eleições de 2024
Fundado em 1984, o Partido Verde nasceu com o objetivo de criar “uma organização verde nos EUA”, baseada em quatro pilares fundamentais: ecologia, justiça social, democracia de base e não violência.
Em 2000, Ralph Nader representou o Partido Verde naquela eleição e recebeu quase três milhões de votos, um desempenho histórico para o grupo, que agora novamente aposta em Jill Stein.
A médica e ativista concorreu em 2012 e recebeu quase 470 mil votos. Agora, a atual plataforma de campanha se baseia no tripé pessoas, com o objetivo de ter uma economia popular, planeta, com foco na ecologia, e paz, com política de desmilitarização.
Jill Stein defende que a economia funcione para os trabalhadores. Desta forma, deseja garantir empregos com salário digno, renda digna, assistência médica, moradia e educação, entre outros pontos.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: Jill Stein tem história no Partido Verde – Foto: Instagram / Divulgação
O Partido Verde também defende um modelo ecossocialista para planejar e coordenar a transição para 100% de energia limpa e zero emissões para salvar o clima. É uma alternativa no cenário de quais partidos disputam as eleições nos EUA.
O Partido pelo Socialismo e Libertação nas eleições de 2024
Fundado em 2004, o Partido pelo Socialismo e Libertação defende a ideia de que o capitalismo é a fonte dos principais problemas da sociedade. O desejo é implementar o socialismo, com o qual os trabalhadores e pobres vão ter poder e a riqueza será usada de forma planejada e sustentável.
Claudia De La Cruz é a candidata do partido em 2024. A campanha dela defende “salvar o planeta do capitalismo”. Ela deseja confiscar as 100 maiores empresas norte-americanas, criar uma nova economia para o povo, construir uma democracia que sirva a classe trabalhadora e diminuir o orçamento militar em 90%.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: Claudia De La Cruz defende o Partido pelo Socialismo e Libertação – Foto: Divulgação
Filha de imigrantes da República Dominicana, Claudia é educadora e começou a trajetória como ativista aos 13 anos. Ela participou de protestos pela libertação da Palestina e também defendeu o fim do bloqueio contra Cuba.
Vice da chapa, Karina García também é educadora com histórico de luta pelos direitos dos trabalhadores imigrantes, das mulheres e da classe trabalhadora. O Partido pelo Socialismo e Libertação, assim, completa a configuração de quais partidos disputam as eleições nos EUA.
Candidatos independentes: Eles têm chance?
Kamala Harris e Donald Trump concentram as atenções na disputa entre Democratas vs Republicanos e também as intenções de voto na corrida presidencial dos Estados Unidos. A chance dos partidos menores nas eleições dos EUA ou uma candidatura independente ganhar a eleição é remota.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: rivais de Trump e Kamala nas urnas podem incomodar | Foto: Istock/ND
Nesta corrida presidencial, o nome de Robert Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente JFK, gerou expectativa na configuração de quais partidos disputam as eleições nos EUA. Ele se lançou como independente. Contudo, retirou a candidatura e passou a apoiar Donald Trump.
As projeções mostram equilíbrio entre Trump e Kamala. As campanhas têm focado nos chamados estados-pêndulo, aqueles que “podem ir” para um lado ou outro na disputa entre republicanos e democratas.
Os partidos nos Estados Unidos de menor expressão e a candidatura independente, assim, podem “atrapalhar” e levar votos dos favoritos. Entretanto, o cenário político, levando em conta quais partidos disputam as eleições nos EUA, mostra que uma vitória “alternativa” é improvável.
Quais partidos disputam as eleições nos EUA: a importância histórica
A pluralidade democrática é reforçada com os demais partidos políticos americanos. Cada um defende ideologias políticas nos EUA e se coloca como alternativa no cenário dominado por dois partidos.
Os estados definem as regras da corrida eleitoral: fator influencia quais partidos disputam as eleições nos EUA | Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
Além do papel democrático, com partidos progressistas e conservadores, os demais partidos também podem dar “dor de cabeça” nas urnas. Isso porque, muitas vezes, a diferença em alguns estados é baixa. Em 2020, por exemplo, Biden superou Trump no Arizona por 10.040 votos.
Assim, outra candidatura pode receber votos decisivos e influenciar diretamente o resultado das urnas nesta eleição presidencial.
Na configuração de quais partidos disputam as eleições nos EUA, o Partido Libertário e o Partido Verde, desta forma, têm mais chances de “embaralhar” o cenário político norte-americano. Jill Stein é um nome mais conhecido, enquanto Chase Oliver vem em ascensão, como mostrou a tentativa ao Senado em 2022.