Uma pessoa foi presa e maquinários foram destruídos em operação federal conjunta em São Félix do Xingu. Áreas de garimpo ilegal são desmobilizadas em São Félix do Xingu, no Pará.
Reprodução / PF-PA
Quatro garimpos ilegais foram desmontados em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. A operação conjunta da Polícia Federal, Ibama e ICMBio flagrou o crime ambiental, que poluía o rio Aquiri, afluente do rio Itacaiúnas, em área de conservação ambiental. Uma pessoa foi presa e os equipamentos foram inutilizados, segundo a PF.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
Na ação os agentes federais identificaram os responsáveis que vão responder por usurpação de bens da União. O crime consiste na extração ilegal de cobre e ouro na Floresta Nacional de Itacaiúnas.
A operação na sexta-feira (16) desmobilizou os acampamentos montados pelos garimpeiros. Nove motores estacionários, que servem de apoio aos garimpos, foram destruídos. A pessoa presa estava com uma espingarda em um dos acampamentos.
Equipamentos de garimpeiros são destruídos no Pará.
Reprodução / PF-PA
Ainda foram constatados grandes bolsões de desmatamento, feitos para acesso de maquinários e acampamentos.
A descoberta dos garimpos partiu de levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Acampamento é desmontado em área de garimpo no Pará.
Reprodução / PF-PA
“É visível o assoreamento do rio Aquiri e Itacaiúnas, nas regiões de Marabá e São Felix do Xingu” e “há grandes manchas que percorrem o leito dos rios, contaminando áreas das comunidades ribeirinhas e o interior da unidade de conservação”, informou a PF.
A corporação informou que irá instaurar inquérito policial para investigar separadamente cada ponto de garimpo encontrado, para responsabilização pelos crimes.
Confira as principais notícias do estado no g1 Pará
Quatro garimpos ilegais que poluíam rio em área de preservação são desmontados no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.