Lula diz que vai convidar Papa Francisco ao Círio de Nazaré, em Belém do Pará

Em visita ao Pará, presidente cumpre agenda para entregar casas populares do Minha Casa Minha Vida e para oficializar Belém como sede da COP 30 em 2025. Presidente Lula diz que convidará o Papa Francisco para o Círio de Nazaré, em Belém
O presidente Lula (PT) disse, neste sábado (17), que vai convidar o Papa Francisco para participar do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. A festa é uma das maiores celebrações católicas do Brasil, reunindo milhões de pessoas em procissões nas ruas. A declaração foi feita em Abaetetuba, onde ele fez entrega de casas populares do Minha Casa Minha Vida.
Lula tem encontro marcado com o líder da igreja católica na próxima semana, na Itália. Ele já havia dito que convidará o religioso para visitar o Brasil.
“Eu quero convidar para ele voltar ao Brasil, mas o que eu queria é convidá-lo para vir na festa do Círio aqui. Seria extraordinário que ele pudesse participar aqui no estado do Pará do Círio de Nazaré”.
Imagem aérea de rua em Belém durante o Círio de Nazaré de 2022
Reprodução/TV Globo
O convite ainda não foi feito oficialmente. Lula disse que ainda deve pedir bênçãos ao povo paraense e brasileiro. Em 2022, Janja, a esposa de Lula, esteve na manifestação de fé e devoção em Belém.
Na semana passada, o Papa passou por uma cirurgia para retirada de uma hérnia da parede abdominal.
A audiência com o Papa deve ocorrer para a próxima quarta-feira (21), após sinalização positiva do Vaticano.
Na sequência, Lula viajará para a França, onde deve se reunir com o presidente Emmanuel Macron. Na pauta, estão a questão ambiental, o conflito entre Rússia e Ucrânia e as relações bilaterais entre Brasil e França.
LEIA TAMBÉM:
Lula conversa com Papa Francisco por telefone e convida religioso para visitar o Brasil
Lula parabeniza papa Francisco pelo aniversário de 86 anos
Visita ao Pará
Lula faz entrega de casas populares e anúncios sobre a COP 30 no Pará
O presidente da República visitou o Pará neste sábado (17). Lula desembarcou na base aérea de Belém por volta das 19h30 de sexta-feira e foi recebido por políticos paraenses, incluindo o governador Helder Barbalho (MDB) e o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL).
A comitiva presidencial foi direto para hotel no bairro de Nazaré, no centro da capital. De helicóptero, por volta de 9h, ele seguiu para o município de Abaetetuba, na região nordeste, onde foram entregues 222 casas populares do programa “Minha Casa Minha Vida” no Residencial Angelin.
O conjunto habitacional fica localizado na Rodovia PA–409, conhecida como Estrada de Beja. As obras iniciaram há quase dez anos, em 2012.
A cerimônia começou por volta das 10h30 e terminou por volta das 12h. No discurso, Lula disse que ‘pessoas que ganham mais também têm o direito de ter uma casa para morar’.
“E vamos fazer casa também para pessoas que ganham um salário de classe média. Porque as pessoas que ganham mais também têm o direito de ter uma casa pra morar”, afirmou.
Lula entrega unidades do Minha Casa Minha Vida em Abaetetuba, no Pará.
Reprodução / TV Brasil
Em seguida, Lula seguiu para a capital, onde ocorre no Galpão da Companhia Docas do Pará (CDP) um evento de oficialização de Belém como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
No evento, ele também assina ordem de serviço para início das obras do Porto Futuro II, além de convênio para realização de obras de reforma do Complexo do Ver-o-Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim.
LEIA TAMBÉM:
Porto Futuro 2: como deve ser a nova obra anunciada na área portuária de Belém
Belém terá novo Ver-o-Peso e parque em igarapé; VEJA FOTOS
Às 13h, conforme agenda de Lula, está previsto um almoço oferecido pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em Belém. Além de Lula, devem participar do evento lideranças políticas paraenses e o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), que está cotado para assumir o Ministério do Turismo, no lugar de Daniela Carneiro.
O União Brasil, partido do qual Daniela pediu desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem pressionado o governo pela troca no comando do Turismo. A legenda já alertou que, se a mudança não for efetuada, a infidelidade do partido ao governo no Congresso pode aumentar.
Confira as principais notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.