Com chapéus e fitas, público acompanhou roda de boi, músicos e dançarinos em pernas de pau durante cortejo na capital paraense. Festa segue na Praça Waldemar Henrique. Show do Arraial do Pavulagem no 2º domingo de “arrastão” em Belém, na Praça Waldemar Henrique
Leandro Moreira
O Arrastão do Pavulagem tomou a Avenida Presidente Vargas, em Belém, neste domingo (18), evento tradicional na capital paraense que reúne dança, música e elementos culturais de roda de boi. É o segundo domingo de “arrastão”, que segue pelos próximos domingos, até 2 de julho.
O Instituto Arraial do Pavulagem, organizador do arrastão, espera novamente um público de mais de 35 mil pessoas no cortejo, que sai da Praça da República em direção à Praça Waldemar Henrique. O percurso tem pouco mais de 1 quilômetro e conta com uma temperatura média de 30ºC.
2º domingo de Arrastão do Pavulagem 2023 em Belém
Priscila Sousa/TV Liberal
No arrastão, público e os músicos se vestem com chapéus enfeitados de fitas, uma das principais características da festa, e que ajudam a proteger do sol. O cortejo conta ainda com músicos, brincadeira de boi durante o trajeto pelas ruas, e mastros.
A preparação para os cortejos iniciaram ainda em maio com realização de oficinas e ensaios, os quais reuniram mais de mil pessoas, entre brincantes de Perna de Pau, Dança e Percussão, além de músicos de instrumento de sopro e outros.
O tema deste ano é “Arraial por um Mundo de Paz”, a realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia e Programa Semear; co-patrocínio da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Governo do Pará e Prefeitura de Belém (através da Fumbel).
O nome, “pavulagem”, é uma expressão usada no Pará e se refere a algo bonito, que merece ser mostrado ou quem gosta de se exibir, gosta de aparecer.
O público se concentrou desde às 8h na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz.
O batalhão da Estrela, como é chamado o grupo musical com quase 900 pessoas que toca e faz performances, foi embalando os brincantes com instrumentos de sopro, cordas e percussão. Na Praça Waldemar Henrique, o Arraial canta as músicas tradicionais do grupo.
Na praça, é possível contar com espaço inclusivo destinado a 20 pessoas com autismo inscritos e seus acompanhantes. A iniciativa faz referência ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado neste domingo (18). Os interessados podem se cadastrar para os próximos arrastões.
Próximos arrastões do Pavulagem de 2023:
25 de junho – domingo das 8h às 14h
2 de julho – domingo das 8h às 14h
Assista a outras notícias do Pará:
‘Arraial do Pavulagem’ leva milhares de brincantes às ruas no 2º dia de arrastão em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.