Defesa Civil emite alerta para ventos de até 100 km/h na Baixada Santista, SP


Governo do estado de São Paulo alerta para possíveis impactos na travessia de balsas na região. Baixada Santista poderá sofrer com rajadas de ventos
Carlos Nogueira/Arquivo A Tribuna Jornal
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de ventos fortes na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, entre quinta (24) e sexta-feira (25). Conforme divulgado pela secretaria estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o serviço de travessias de balsas pode sofrer impactos na região.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Semil, a previsão é que um sistema meteorológico no sul do país provoque intensas e fortes rajadas de vento que, na Baixada Santista, podem chegar a até 100 km/h.
Caso o fenômeno ocorra, de acordo com a Defesa Civil, o serviço de travessias de balsas na região poderá ser impactado com paralisações, uma vez que o Departamento Hidroviário (DH) monitora as condições climáticas para garantir a segurança dos usuários e das tripulações.
Em nota, a Defesa Civil Estadual divulgou também que monta um gabinete de crise com representantes das forças de segurança do estado e das concessionárias de serviços público. O objetivo, segundo o comunicado, é proporcionar uma resposta à população em casos de emergência.
Orientações
A Defesa Civil destacou orientações de segurança, como evitar tomar banho e ficar em lugares abertos, como praias e campos de futebol. Além disso, o comunicado destacou a importância manter distância de aparelhos ligados à rede elétrica e de objetos altos e isolados.
Durante as rajadas de vento, é preciso ficar atento com a queda de árvores, postes, fios e semáforos. Caso um fio energizado caia sobre um veículo, por exemplo, o motorista deve permanecer dentro do carro e ligar para a emergência.
Além disso, o órgão pede para a população não desafiar a força das águas tentando andar em áreas alagadas. Os moradores que estiverem em locais de encostas devem observar os sinais de movimentação do solo, como rachaduras em paredes, árvores e postes inclinados e água lamacenta.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.